O WhatsApp sempre foi muito igual a si próprio. Isto significa que ao longo da sua existência nunca foi muito na onda de introduzir novas funções apenas porque sim. Dito isto, manteve-se ao longo de muito tempo com o que tinha. No entanto, a chegada da pandemia mudou muito as coisas. Isto porque até começámos a utilizar estes serviços mais do que nunca e algumas necessidades tiveram de ser colmatadas. Agora e depois de ter dado algum destaque às chamadas vídeo, eis que o WhatsApp começou a disponibilizar a função que permite partilhar uma ligação para convidarmos alguém para uma vídeo chamada.
WhatsApp tem novidades nas chamadas vídeo e áudio
No final do mês passado, Mark Zuckerberg anunciou a chegada da função da partilha de uma ligação para chamadas de voz e vídeo, sugerindo que a sua chegada seria iminente. Agora algumas semanas depois, esta novidade já está disponível em muitos dispositivos. Dito isto a opção de gerar um link para uma nova chamada surge acima do registo de chamadas no separador do WhatsApp. Quando tocar nele, pode definir o tipo de chamada (voz ou vídeo) e copiar o link de convite, encaminhá-lo para contatos através do WhatsApp ou partilhá-lo usando outras aplicações.
Os destinatários podem tocar no botão de chamada associado ao link e juntarem-se à mesma. A implementação parece um pouco feita em cima do joelho. Isto porque as pessoas que convidamos se podem juntar a qualquer altura. Nem que seja muto tempo depois. Ainda assim isto acaba por se perceber. Sobretudo se tivermos em conta que o conceito de uma sala de espera como outras aplicações de videochamada não existe. Assim precisamos de estar ativamente na mesma para vermos quem está a aderir. Além disso, a aplicação assume que todas as chamadas criadas com um link são chamadas de grupo, mesmo que tenhamos convidado só uma pessoa para falar conosco.
Entretanto as chamadas iniciadas desta forma aparecem com um ícone de link ao lado do calendário no registo de chamadas. Assim passam a ser facilmente identificáveis.
Com a partilha de chamadas o WhatsApp fica ainda mais perto de se tornar numa ferramenta de videoconferência completa para grupos maiores. No entanto, ainda tem um longo caminho a percorrer como refere o site AndroidPolice.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!