WhatsApp já bloqueia as capturas de ecrã! Concorda?

Em agosto de 2021, o WhatsApp resolveu seguir o mesmo caminho do Snapchat e acrescentou a capacidade de enviar imagens ou vídeos que só podem ser vistos uma vez. Dito isto depois de serem vistos desaparecem para sempre. De facto, é uma opção útil,  especialmente quando se partilham fotos privadas e sensíveis. No entanto o WhatsApp fez um grande erro quando implementou esta novidade. De facto era possível enviar as coisas para serem vistas uma só vez, mas as capturas de ecrã não estavam bloqueadas. Deste modo podíamos sempre recordar as coisas recebidas. Um ano depois, em agosto de 2022, Mark Zuckerberg anunciou que a captura de ecrã ia deixar de funcionar nestes conteúdos. Agora dois meses mais tarde parece que ela está mesmo a chegar. Assim o WhatsApp já bloqueia as capturas de ecrã.

WhatsApp já bloqueia as capturas de ecrã! Concorda?

O site WABetaInfo relata que o WhatsApp lançou uma nova versão com o bloqueio de screenshots incorporado para alguns utilizadores beta. Dito isto, tal como acontece noutras aplicações, quando se tenta tirar uma captura de imagem na mais recente versão beta do WhatsApp, aparece uma mensagem a dizer: “Não pode tirar a imagem devido à política de segurança”. Entretanto quem está a pensar utilizar uma app de terceiros para este fim temos uma má notícia. Também não vai funcionar.

Apesar das parecenças para o Snapchat existe uma grande diferença. O WhatsApp não diz aos donos dos conteúdos que alguém tentou tirar uma captura de ecrã.

Apesar de o WhatsApp estar a testar estas novas medidas de privacidade nunca fique totalmente seguro. Na prática é sempre possível que o destinatário utilize um segundo smartphone para capturar uma fotografia ou gravar um vídeo.

- Advertisement -

Por enquanto, o WhatsApp lançou esta novidade para quem está a utilizar a versão 2.22.22.3 ou mais recente. Entretanto um teste beta mais alargado deverá acontecer nas próximas semanas antes de a funcionalidade ser lançada para o público em geral.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.