A revolução elétrica está a acontecer no mundo automóvel, porém, só vai ter sucesso a sério quando as fabricantes conseguirem minimizar de forma muito significativa todas as dúvidas que os condutores continuam a ter relativamente às baterias.
Dito isto, é importante dar uma olhadela aquilo que a gigante Alemã Volkswagen anda a fazer.
VW está a testar novas baterias. Grande evolução!
Portanto, o Grupo VW está agora determinado em iniciar a produção em massa de baterias de estado sólido em 2025. Porquê? Porque os primeiros testes à tecnologia resultaram em números muito promissores para o futuro elétrico de toda a gama de veículos do grupo.
Mais concretamente, a VW tem estado a testar um protótipo desenvolvido em conjunto com a QuantumScape (empresa Norte-Americana parceira da VW), onde foram ultrapassados os valores de referências da indústria automóvel.
Mais concretamente, foi perdida apenas 5% da capacidade de bateria após mais de 1000 ciclos de carga/descarga. Ou seja, qualquer coisa como 500 mil quilómetros de condução real.
Para ter ideia, o padrão atual é uma perda igual ou inferior a 20% da capacidade da bateria após 700 ciclos de carga/descarga.
Vale ainda a pena salientar que estas baterias além de muito mais resistentes ao teste do tempo e do uso, são também capazes de uma maior densidade de armazenamento energético, e claro, são bastante mais compactas e leves. Ah… São também capazes de suportar velocidades de carregamento super rápidos sem consequências para o ciclo de vida da célula de bateria.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o futuro automóvel está na bateria? Ou isto é apenas uma tecnologia de transição, porque vai ser impossível para todos nós carregar um carro em casa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!