VPN para ver IPTV: Precisas mesmo disto?

Antes de mais nada, é preciso perceber do que estamos a falar. O que é afinal uma VPN? Faz sentido com IPTV?

Vamos começar pelo início.

IPTV é televisão que chega pela internet. Não estamos a falar de Netflix ou Prime Video. Estamos a falar de canais emitidos em direto via IP, como o notíciario, o Preço Certo, ou um qualquer jogo de futebol. Em suma, uma transmissão ao vivo ou qualquer serviço que envie televisão pela rede em vez de satélite ou cabo.

Dito tudo isto, a VPN entra aqui como a ferramenta que cria um túnel encriptado entre ti e a internet. A ideia é esconder o que fazes, bem como a tua localização e o teu IP.

Quando juntas IPTV e VPN, o objetivo é simples… Ter TV online com mais privacidade e segurança.

Porque é que faz sentido usar VPN com IPTV?

Há quatro motivos muito práticos que explicam porque tanta gente já não vê IPTV sem VPN. Mas, apesar de também ter os seus usos para IPTV Legal, é inegável que a VPN faz muito mais sentido para quem usa e abuda da IPTV Pirata.

  1. Privacidade. Com a VPN ligada, o teu operador não consegue ver o que estás a ver. Por isso, não pode limitar largura de banda. Além disso, também não sabe exatamente que sites usas e pode até vender essa informação.
  2. Segurança. Sem encriptação, alguém ligado à mesma rede consegue observar o teu tráfego. Com VPN… Não.
  3. Evitar quebras de velocidade. Se o operador perceber que estás a consumir muita largura de banda, pode reduzir-te a velocidade. Com a VPN, ele já não sabe o que estás a fazer, logo é menos provável que metas o pé no acelerador e ele te carregue no travão
  4. Proteger o IP e mudar de localização. Se estiveres fora do país e quiseres ver canais portugueses pela internet, basta escolher um servidor em Portugal. Também impede que sites vejam o teu IP real.

Como funciona uma VPN neste contexto?

Há várias formas de usar VPN com IPTV.

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

Podes instalar a VPN (normalmente a partir de uma app) no teu smartphone, box, TV, ou até no router.

Desta forma, ligas a VPN e tudo o que sai do teu dispositivo passa por um túnel encriptado até ao servidor escolhido. A partir daí, segue normal para a internet. Tu continuas a ver IPTV, mas sem ficares exposto.

O processo é rápido o suficiente para não estragar a experiência. Mas, é preciso ter uma boa VPN. Serviços grátis não servem, porque têm influência na velocidade.

Há riscos em usar VPN?

Normalmente não, mas depende da VPN.

Uma VPN premium protege-te, mantém a tua velocidade e não mexe nos teus dados.

Uma VPN gratuita… normalmente é gratuita por um motivo. Pode vender os teus dados, encher-te de publicidade, oferecer velocidades sofríveis e ter servidores tão limitados que mais vale nem tentares ver IPTV por lá. Ou seja, em vez de te proteger, pode complicar-te a vida.

Vale a pena?

Se usas IPTV regularmente, sim. Sobretudo se queres privacidade, estabilidade e proteção contra operadores demasiado curiosos. E na era atual, em que tudo o que fazemos online é rastreado, uma VPN deixou de ser luxo. É quase obrigatório.

Com VPN, o que vês fica entre ti e o ecrã.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque