Sábado, Agosto 2, 2025

Volvo XC70 PHEV é um elétrico que às vezes usa gasolina!

Durante muito tempo, apesar do facto de ser uma motorização muito interessante porque é capaz de juntar o melhor do lado elétrico da coisa com o lado a combustão (PHEV – Plug-In Hybrid), a realidade é que as limitações eram demasiadas para ter sucesso a sério.

Sim, existiam vantagens, mas as limitações mostravam também os piores lados de cada motorização. 

Felizmente, nos últimos anos, existiu uma evoluçaão incrível no lago dos híbridos plug-in, com maior eficiência, mais potência, uma condução muito mais assertiva, e claro, uma maior autonomia 100% elétrica conjugada com carregamentos realmente rápidos. Aliás, não foi assim há tanto tempo que elogiei o Audi A3 TFSIe, bem como o Cupra Terramar, ambos baseados em motorizações muito interessantes, capazes de ultrapassar os 100 quilómetros de autonomia puramente elétrica.

Mas… A realidade é que 100 quilómetros é pouco ao lado daquilo que a Volvo parece ter para oferecer!

Volvo XC70 PHEV vem com 200 kms de autonomia elétrica!

Portanto, o nome XC70 está de regresso ao catálogo da Volvo, porém agora com uma nova abordagem. Sai a carrinha aventureira dos tempos da V70, entra um SUV moderno, híbrido plug-in, e com um número que o coloca diretamente nas bocas do mundo: até 200 km de autonomia elétrica.

- Advertisement -

De facto, é o PHEV mais eficiente da história da marca sueca. Um SUV que primeiro foi para a China, mas agora já está prontinho a fazer das suas na Europa.

Assim, com dimensões a meio caminho entre o XC60 e o XC90, o novo XC70 adota o design escandinavo típico da Volvo: simples, elegante e sem coisas extra só porque sim. Visualmente é tudo o que se espera da marca.

Mas é debaixo do capot que a conversa muda. Nova plataforma, novo foco

Este SUV estreia a nova plataforma SMA (Scalable Modular Architecture), uma evolução da conhecida CMA que já equipa modelos como o XC40.

A Volvo ajustou-a para suportar baterias maiores e carregamento mais rápido, especificamente a pensar em motorizações híbridas plug-in com mais autonomia. O resultado? Um PHEV que consegue fazer a maioria das deslocações diárias sem tocar no depósito de gasolina.

Aliás, no meu caso, que vou muito a Lisboa a partir de Salvaterra, podia ir e vir sem gastar uma única gota de combustível, e ainda ficar com 40% da bateria para outras voltinhas.

Na verdade, a marca posiciona-o como “a ponte ideal” para quem ainda não está preparado para um 100% elétrico, mas já não quer depender tanto dos combustíveis fósseis.

Uma fórmula que faz cada vez mais sentido no mercado atual.

São mesmo 200 kms?

Epá… Não.

A Volvo promete até 200 km em modo 100% elétrico, mas com base no ciclo de testes chinês CLTC. Na prática, quando (e se) o XC70 chegar à Europa, este número deverá traduzir-se em cerca de 150 km reais. Algo que continua a ser muito acima da média para um híbrido plug-in.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também