Caso não se lembre das notícias, quando a Tesla começou a cair na Europa em 2025 (um fenómeno que ainda se mantém), a Volkswagen conquistou um feito muito importante: tornou-se a marca que mais elétricos vendeu na União Europeia.
Isto num contexto onde o mercado BEV (Battery Electric Vehicle) cresce a olhos vistos. Afinal, só em Portugal, o acumulado do ano já regista um aumento de 26 face a 2024.
Porém, a VW não está a ter bons resultados neste pequeno país à beira-mar plantado. O que claro está, se deve ao facto de a VW ainda ter muitos problemas para resolver na sua gama de automóveis.
Volkswagen: O que é que se passa no nosso mercado?
Portanto, de acordo com os números da ACAP para o mês de abril, a Volkswagen está a viver uma realidade bem diferente em solo nacional. Mais concretamente, a marca alemã teve uma quebra de 7,3% nas vendas acumuladas de 2025 e, em abril, nem sequer entrou no top 10 das marcas mais vendidas, ficando num modesto 13.º lugar.
Aliás, nem estamos a falar apenas e só da VW, todas as submarcas do grupo apresentam números aquém daquilo que seria de esperar. E porquê? Bom, há várias razões, mas algumas destacam-se logo à vista:
As versões são confusas. Os preços caros. Os extras são exageradamente caros. Infelizmente, estamos em 2025 e a Volkswagen ainda acha que uma simples câmara de marcha-atrás ou sensores de estacionamento são luxos dignos de tabelas premium. Isto já para não falar do acesso a Apple CarPlay ou Android Auto.
Além disso, se formos pesquisar nas redes sociais, muitos portugueses queixam-se de concessionários com pouco conhecimentos sobre automóveis elétricos. Infelizmente, existe uma incapacidade séria de explicar produtos, e como tal, de vender a tecnologia como esta merece.
Fica a ideia de que a VW está a viver à sombra da sua fama, que de facto é ainda muito boa em Portugal. Mas, com preços altíssimos, e alternativas cada vez melhores, a realidade é que isto não pode durar para sempre. O cliente português olha para o preço final, vê concorrentes como MG, BYD ou Tesla a oferecerem mais por menos, e nem hesita.
Antes de mais nada, o que acha disto? A VW está a desvalorizar o mercado português ou simplesmente não consegue acompanhar? Partilhe a sua opinião nos comentários!
Fonte dados.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!