A febre da IA não pára de aumentar e como tal a Volkswagen, entre muitas outras, adoptou esta tecnologia. Nomeadamente, a Volkswagen anunciou os seus planos para integrar o ChatGPT da OpenAI nos seus veículos na CES 2024. Espera-se que essa integração comece a ser implementada no segundo trimestre de 2024.
Mas qual a necessidade de ter um Volkswagen ChatGPT?
A fabricante está preparada para esta resposta. Eles acreditam firmemente que as próximas actualizações mostrarão como o ChatGPT pode ser útil. Dizem que o ChatGPT vai melhorar a conversação no automóvel, dar respostas rápidas, permitir-lhe conversar naturalmente, partilhar informações sobre o automóvel, e tudo isto sem precisar de tocar em nada. Ou seja, apenas a falar.
A integração chegará primeiro à Europa
A integração do ChatGPT da Volkswagen estará disponível em toda a sua gama, incluindo no Tinguan, Passat e Golf, bem como na série eléctrica ID. Inicialmente, chegará à Europa, com planos potenciais para um lançamento nos EUA ainda em discussão.
Como já referimos as vantagens são muitas. Isto significa que as pessoas no carro podem falar mais facilmente com o sistema do veículo. As pessoas podem usar este assistente de voz para fazer coisas como mudar a temperatura ou fazer perguntas. Mas, por vezes, o ChatGPT pode dar respostas erradas, pelo que é bom ter cuidado.
A Volkswagen não o vai obrigar a descarregar novas aplicações para utilizar este chatbot
Para além disso não é necessário criar uma nova conta ou descarregar quaisquer aplicações. Pode ligá-lo dizendo “Hello IDA” ou premindo um botão no seu volante. A OpenAI não verá nenhum dos seus dados de condução, uma vez que a Volkswagen elimina imediatamente todas as perguntas e respostas para manter as suas informações seguras.
A maioria dos assistentes de voz para automóveis só consegue fazer coisas básicas, como ligar o aquecimento. Têm dificuldade em manter boas conversas ou compreender direcções complexas. Por vezes, é preciso repetir o que se diz. As grandes empresas automóveis utilizam frequentemente assistentes de voz de grandes empresas tecnológicas como a Google e a Amazon.
Mas a Volkswagen é diferente. Mesmo que algumas pessoas digam que o seu ChatGPT comete erros, a Volkswagen continua. Enquanto outras empresas ainda estão a pensar em utilizar a IA nos automóveis, a Volkswagen está a avançar.