Versão web do Google Fotos foi atualizada com um novo editor

Após a remodelação feita nos tablets Android e em alguns Chromebooks, a versão web do Google Fotos foi atualizada com um novo editor. Pode não ser uma coisa do outro mundo. Mas efetivamente simplifica as coisas.

Versão web do Google Fotos foi atualizada com um novo editor

Um separador contextual de Sugestões aparece agora em primeiro lugar com opções como Melhorar, Quente e Frio. Se for assinante do Google One, também poderá ver Luz de retrato, Desfocagem, Céu, Cor e HDR. Esta opção foi anunciada pela primeira vez em junho como refere o site 9to5Google.

A seguir, a relação de aspeto tem uma atualização mais significativa. Em vez de saltar para uma ferramenta de corte em ecrã inteiro, pode selecionar entre: Livre, Original, Quadrado, 16:9 (9:16), 5:4 (4:5), 4:3 (3:4) e 3:2 (2:3). Estas predefinições são mais fáceis de aceder do que a abordagem anterior. Depois pode arrastar para ajustar, enquanto os controlos de rotação aparecem na parte inferior, juntamente com Repor.

Ajustar mostra agora todos os controlos deslizantes imediatamente, em vez de os agrupar por Luz, Cor e Pop. Cada um é acompanhado por um ícone da aplicação Android/iOS.

Os filtros, que anteriormente eram o primeiro separador, aparecem agora em último lugar.

Entretanto há mais novidade na última atualização

Anunciada numa publicação no The Keyword, a Google afirma que uma nova atualização do Google Fotos para telemóvel chega com uma nova vista. É “tipo álbum de recortes” para a funcionalidade “Memórias” existente. Esta atualização permitirá aos utilizadores ver fotografias e vídeos agrupados com base em dias ou eventos específicos, bem como em determinados tópicos.

As “Memórias” já existem no Fotos há algum tempo, tanto nas notificações como através de um carrossel semelhante a histórias no topo da sua biblioteca de fotografias. No entanto, esta nova atualização dá-lhes muito mais destaque ao adicionar um separador específico para a funcionalidade à barra de navegação da aplicação. A nova barra de navegação tem quatro separadores – Fotografias, Memórias, Biblioteca e Pesquisa. Isto elimina o separador “Partilhar” existente há algum tempo, uma vez que esta é a primeira atualização de navegação que o Google Fotos faz em anos.

No entanto, é importante salientar que esta remodelação chega para já apenas nos Estados Unidos.

Para além da nova interface a Google diz que também está a lançar algumas outras funcionalidades para as Memórias.

Isto inclui a possibilidade de ser “coautor” de Memórias com outros utilizadores, convidando-os a colaborar e a adicionar as suas fotografias e/ou vídeos ao álbum. Outra nova funcionalidade é a possibilidade de partilhar as Memórias como um vídeo para aplicações de mensagens ou redes sociais.

A Google também está a adicionar um toque de IA generativa ao Google Fotos. Esta funcionalidade irá ajudá-lo a criar títulos para os álbuns de memórias, com um botão “Ajude-me a dar um título” que pode analisar o álbum e criar um título para o mesmo. A Google refere que esta funcionalidade é experimental e que terá de se inscrever noutras funcionalidades do Google Labs para a experimentar.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados