Quando a lua ficar assustadora na quinta-feira à noite, não entre em pânico. Não é um presságio, é apenas um eclipse. A Terra vai projetar a sua sombra sobre a lua, tornando a sua superfície vermelha à medida que o nosso planeta, a nossa lua e o nosso sol se alinham. É por isso que os eclipses lunares totais são por vezes chamados de lua de sangue como a que chega na quinta-feira. Assim está a chegar mais uma lua de sangue e pode ver em Portugal.
Está a chegar mais uma Lua de Sangue e pode ver em Portugal!
Este será o primeiro eclipse lunar total em quase dois anos e meio. A cor vermelha provém da luz de todos os nasceres e pores-do-sol que ocorrem na Terra.
Isto porque, apesar de a Terra estar a projetar a sua sombra sobre a Lua, o Sol continua a atravessar a atmosfera terrestre ao longo do limite dessa sombra. Estas são todas as regiões onde o dia está a fazer a transição para a noite, e vice-versa.
A atmosfera inclina a luz do Sol em direção à Lua. A luz azul dispersa-se na atmosfera, e é por isso que o céu é azul. Apenas a parte vermelha do espetro luminoso atravessa para atingir a superfície lunar.
“É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projectados na Lua”, escreveu a NASA numa publicação no seu blogue.
Quando e como ver a lua de sangue
Dependendo do fuso horário em que se encontra, o eclipse ocorrerá na noite de 13 de março ou muito cedo na manhã de 14 de março.
A sombra da Terra começará a aproximar-se da lua, criando um eclipse lunar parcial, por volta das 5 da manhã.
As partes da lua que são eclipsadas ficarão escuras até às 6:26 da manhã, quando o eclipse se torna total. A sombra da Terra vai engolir completamente a lua e pô-la a vermelho.
Use binóculos ou um telescópio para ver o eclipse com mais clareza e observar as crateras vermelhas da lua. Para tirar fotografias, a NASA recomenda que coloque o seu telefone num tripé e configure a câmara para tirar longas exposições de pelo menos alguns segundos.
A totalidade durará um pouco mais de uma hora, até às 7:31 de sexta-feira, altura em que a sombra da Terra continua a passar, criando mais algumas horas de eclipse parcial.
Se o perder, não se preocupe porque este é o primeiro de três. Haverá outro eclipse lunar total em setembro, e depois outro em março.