IPTV Pirata Perigoso? Bem… Espanha avisa, e nós temos de tomar alguma atenção.
Afinal de contas, o elEconomista lançou um alerta que interessa a muita gente deste lado da fronteira. Ver futebol através de IPTV pirata está a tornar-se um risco real para os utilizadores. Infelizmente para quem é subscritor, isto não é só conversa. A LaLiga está a apertar o cerco e já há investigações que visam não só quem distribui… mas também quem vê.
Ver futebol por IPTV pirata está a ficar cada vez mais arriscado!
A publicação espanhola explica que o problema não está no IPTV em si. IPTV é apenas tecnologia, o que por sua vez não significa que seja ilegal.
O risco começa quando se usam listas, boxes ou apps que transmitem conteúdos sem licença. Os direitos de transmissão em Espanha pertencem à Movistar, DAZN e outras operadoras com acordos oficiais. Tudo o que esteja fora disto está automaticamente a infringir a lei.
Como é que podem chegar aos utilizadores?
A polícia tem quatro formas de identificar quem anda a ver jogos piratas. E com redes cada vez mais digitalizadas, não é assim tão complicado.
- Pelo endereço IP usado para aceder ao servidor da IPTV.
- Pelo titular do contrato de Internet.
- Pelo endereço onde a ligação está instalada.
- Pelo documento de identidade associado ao serviço.
Ou seja, não há grande magia aqui. Se o acesso for monitorizado, há rasto.
Espanha ainda não multa… mas… Vai multar! E por cá também.
O jornal reforça que, neste momento, em Espanha ainda não há um regime de multas generalizadas apenas para quem consome conteúdo pirata. Mas isso pode mudar muito depressa. Em Itália, por exemplo, já existem utilizadores processados por verem futebol ilegalmente.
Quando um país abre esse precedente, os outros não demoram a seguir.
O conselho é simples: ou legal, ou arriscas-te
uem não quiser problemas legais deve manter-se longe das listas e serviços piratas e optar apenas por plataformas licenciadas. Ou pelas apps e serviços oficiais que detêm os direitos de transmissão.
Se quiser arriscar, é boa ideia começar a usar alguma proteção, como uma boa VPN.
É um aviso que interessa especialmente agora, numa altura em que as autoridades europeias estão a olhar cada vez mais para este mercado. E convém lembrar: por muito tentador que seja pagar 5 euros por “tudo incluído”, quando dá bronca… a conta sai sempre mais cara.





