As vendas de smartphones na Europa caíram 4% no primeiro trimestre de 2025. Isto em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da Counterpoint Research, várias marcas incluindo a Samsung registaram uma redução no número de unidades enviadas para os distribuidores. Isto embora as quotas de mercado tenham permanecido praticamente inalteradas.
Vendas de smartphones caem na Europa mas os líderes são iguais
Honor em destaque, mas ainda com presença modesta
Apesar do cenário geral de declínio, houve uma marca que contrariou a tendência: a Honor foi o fabricante com maior crescimento no trimestre, com um aumento de 20% nas remessas face a 2024. No entanto, como a base de mercado da Honor na Europa ainda é reduzida, esse crescimento traduziu-se apenas numa quota de 4%, mantendo-se atrás dos principais concorrentes.
Samsung: desempenho morno, mas liderança reforçada
A Samsung viu as suas remessas cair 2% em termos anuais, mas curiosamente a sua quota de mercado subiu de 32% para 33% no primeiro trimestre de 2025. Segundo os analistas, o novo Galaxy S25 não gerou grande entusiasmo entre os consumidores europeus. A falta de novidades significativas nesta linha de topo terá contribuído para um desempenho abaixo do esperado.
Apple sobe, mas enfrenta resistência nos preços
A Apple também aumentou ligeiramente as suas remessas, impulsionada pelo lançamento do iPhone 16e. No entanto, apesar do crescimento, os preços elevados continuam a ser uma barreira para o mercado europeu, onde os consumidores têm vindo a optar por modelos de gama média com melhor relação qualidade/preço.
Em resumo, tanto a Samsung como a Apple continuam a dominar o mercado europeu, mas parte da sua vantagem deve-se ao desempenho mais fraco de outras marcas concorrentes, que perderam terreno durante o trimestre.
Perspetivas para o segundo trimestre
As coisas podem mudar nos próximos meses. Já no final do primeiro trimestre, a Samsung reforçou a sua gama média com os novos Galaxy A36 e A56. São dois modelos que oferecem boa performance a preços competitivos. Trata-se de algo que tende a atrair o consumidor europeu.
Além disso, a marca lançou recentemente o Galaxy S25 Edge, um modelo ultrafino que aposta num design premium e características de topo. No entanto, devido ao seu preço elevado e posicionamento mais exclusivo, não se espera que este modelo tenha um impacto significativo nas quotas de mercado da região.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!