A velocidade do Wi-Fi cai mas pode resolver o problema!

Num momento está a jogar ou a fazer downloads. No entanto de um momento para o outro, a velocidade cai muito e até custa a carregar uma simples página. Pode acontecer que a ligação seja pior num dispositivo ou numa parte específica da casa. Seja qual for a razão pela qual a velocidade do Wi-Fi cai há coisas que pode fazer para resolver o problema.

A velocidade do Wi-Fi cai mas pode resolver o problema!

Teste a sua ligação à Internet

Antes de investigar a sua rede Wi-Fi, deverá excluir se o problema reside no seu Fornecedor de Serviços de Internet (ISP).

Se tiver um portátil, computador ou dispositivo móvel, teste a sua ligação com um website como o Speedtest. Se pretender não só medir as velocidades Wi-Fi, mas também a velocidade de internet quando estiver fisicamente ligado ao router, ligue o seu dispositivo ao router com um cabo Ethernet para ver se a velocidade de download e a ligação alteram muito.

rede wi-fi lenta, velocidade do wi-fi cai

Tenha em atenção que as ligações por cabo garantem velocidades mais altas, pelo que deverá esperar uma pequena queda nos dispositivos ligados ao Wi-Fi.

Se a ligação através de um cabo não melhorar muito a velocidade, então é provável que seja um problema com o seu ISP. Assim vale a pena contactar a equipa de suporte para chegar ao fundo da questão.

Atualize o firmware do router

Tal como acontece com o software do nosso computador deve certificar-se de que o firmware do seu router está atualizado, sobretudo se a velocidade do wi-fi cai. Estas atualizações vêm frequentemente com muitas correções de bugs juntamente com patches de segurança essenciais, que podem tornar a sua velocidade Wi-Fi mais rápida e resolver todos os problemas com ligações.

velocidade do wi-fi cai

Certifique-se de atualizar o seu firmware antes de passar a outras questões. Da mesma forma, se estiver a experimentar velocidades baixas num determinado dispositivo, verifique se há atualizações de software pendentes. Isto é algo que deve fazer antes de passar aos outros pontos.

Mude a banda ou os canais

As redes Wi-Fi são transmitidas em vários canais diferentes e duas bandas de frequência separadas. Nos EUA, existem 11 canais Wi-Fi standard, enquanto em todo o mundo, normalmente existem 13. Quanto a bandas inicialmente as redes só eram transmitidas a 2,4 GHz.

No entanto, neste momento, muitos routers modernos podem agora transmitir em 2.4GHz ou 5GHz. Os routers Wi-Fi 6E também transmitem a 6GHz.

Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.

A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.

Network Analyzer
Network Analyzer
Developer: Jiri Techet
Price: Free

A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.

Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.

Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.

acelerar router wi-fi

Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz ou 5GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.

Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz ou 5GHz.

Entretanto há mais uma dica importante se a velocidade da sua rede wi-fi cai. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.

Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princípio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.

Verifique a utilização da banda larga

Se descobrir que as suas velocidades Wi-Fi caem em determinadas horas do dia, então é possível que o software ou outros dispositivos estejam a consumir a sua largura de banda. Grandes downloads, streaming de vídeo ou jogos online podem ser os principais responsáveis.

Pode descobrir isto através do router ou de alguma aplicação. O Capsa é uma excelente app grátis para este efeito.

O malware também pode ser o culpado pelas suas velocidades lentas, por isso certifique-se de ativar a proteção e executar uma varredura antivírus.

Mude a posição do seu router

O posicionamento do router é algo muito importante para termos uma boa ligação Wi-Fi em casa. Se tivermos o router perto da cozinha e só aí passar para outras partes da casa podemos acabar por ficar com a rede Wi-Fi lenta. E a grande questão é que nem nos apercebemos disto. É que na realidade e de acordo com um fornecedor de banda larga britânico, 90% das pessoas não sabem que há um eletrodoméstico que interfere muito com a nossa rede Wi-Fi e torna tudo mais lento. Especialmente se o Router estiver por perto.

De facto, o eletrodoméstico que mais pode interferir com o nosso sinal Wi-Fi é o frigorífico. Isto devido aos sinais rádio que emite. Desse modo interfere com a banda larga e consecutivamente com as velocidades de Internet Wi-Fi nas outras partes da casa.

rede Wi-Fi lenta

Quem então tem uma casa com a sala junto à cozinha e o router está muito perto do frigorífico terá mais problemas. O melhor será sempre colocar o router numa zona alta e onde possa ter menos coisas à volta. É que há outros equipamentos em casa que podem interferir com o sinal, incluindo telefones sem fios e até aqueles sistemas que utilizamos para monitorizar o quarto do bebé.

Escusado será dizer que para além disso existem outros fatores que podem interferir com isto. Inclusivamente as muitas redes Wi-Fi dos vizinhos que temos à nossa volta.

Um mito que não deve seguir

Muitos utilizadores acreditam que desligar o router à noite é uma boa ideia. Isto porque vai melhorar a eficiência no dia seguinte. E não são assim tão poucos como isso. Na realidade um em cada sete.

rede Wi-Fi lenta

Se fosse há alguns anos isto até poderia ser, em parte, verdade. Isto porque nem todos os routers lidavam bem com a quantidade de dados que recebiam e por vezes deixavam de funcionar corretamente. Nessa alturas reiniciar era uma boa ideia. Atualmente já não é de forma alguma necessário.

Aliás muitos operadores recomendam atualmente o contrário. Ou seja, que não se desligue os routers. É porque caso contrário até podem ficar sem algum update importante.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.