Num momento está a jogar ou a fazer downloads. No entanto de um momento para o outro, a velocidade cai muito e até custa a carregar uma simples página. Pode acontecer que a ligação seja pior num dispositivo ou numa parte específica da casa. Seja qual for a razão pela qual a velocidade do Wi-Fi cai há coisas que pode fazer para resolver o problema.
A velocidade do Wi-Fi cai mas pode resolver o problema!
Teste a sua ligação à Internet
Antes de investigar a sua rede Wi-Fi, deverá excluir se o problema reside no seu Fornecedor de Serviços de Internet (ISP).
Se tiver um portátil, computador ou dispositivo móvel, teste a sua ligação com um website como o Speedtest. Se pretender não só medir as velocidades Wi-Fi, mas também a velocidade de internet quando estiver fisicamente ligado ao router, ligue o seu dispositivo ao router com um cabo Ethernet para ver se a velocidade de download e a ligação alteram muito.
Tenha em atenção que as ligações por cabo garantem velocidades mais altas, pelo que deverá esperar uma pequena queda nos dispositivos ligados ao Wi-Fi.
Se a ligação através de um cabo não melhorar muito a velocidade, então é provável que seja um problema com o seu ISP. Assim vale a pena contactar a equipa de suporte para chegar ao fundo da questão.
Atualize o firmware do router
Tal como acontece com o software do nosso computador deve certificar-se de que o firmware do seu router está atualizado, sobretudo se a velocidade do wi-fi cai. Estas atualizações vêm frequentemente com muitas correções de bugs juntamente com patches de segurança essenciais, que podem tornar a sua velocidade Wi-Fi mais rápida e resolver todos os problemas com ligações.
Certifique-se de atualizar o seu firmware antes de passar a outras questões. Da mesma forma, se estiver a experimentar velocidades baixas num determinado dispositivo, verifique se há atualizações de software pendentes. Isto é algo que deve fazer antes de passar aos outros pontos.
Mude a banda ou os canais
As redes Wi-Fi são transmitidas em vários canais diferentes e duas bandas de frequência separadas. Nos EUA, existem 11 canais Wi-Fi standard, enquanto em todo o mundo, normalmente existem 13. Quanto a bandas inicialmente as redes só eram transmitidas a 2,4 GHz.
No entanto, neste momento, muitos routers modernos podem agora transmitir em 2.4GHz ou 5GHz. Os routers Wi-Fi 6E também transmitem a 6GHz.
Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.
A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.
A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.
Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.
Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.
Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz ou 5GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.
Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz ou 5GHz.
Entretanto há mais uma dica importante se a velocidade da sua rede wi-fi cai. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.
Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princípio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.
Verifique a utilização da banda larga
Se descobrir que as suas velocidades Wi-Fi caem em determinadas horas do dia, então é possível que o software ou outros dispositivos estejam a consumir a sua largura de banda. Grandes downloads, streaming de vídeo ou jogos online podem ser os principais responsáveis.
Pode descobrir isto através do router ou de alguma aplicação. O Capsa é uma excelente app grátis para este efeito.
O malware também pode ser o culpado pelas suas velocidades lentas, por isso certifique-se de ativar a proteção e executar uma varredura antivírus.
Mude a posição do seu router
O posicionamento do router é algo muito importante para termos uma boa ligação Wi-Fi em casa. Se tivermos o router perto da cozinha e só aí passar para outras partes da casa podemos acabar por ficar com a rede Wi-Fi lenta. E a grande questão é que nem nos apercebemos disto. É que na realidade e de acordo com um fornecedor de banda larga britânico, 90% das pessoas não sabem que há um eletrodoméstico que interfere muito com a nossa rede Wi-Fi e torna tudo mais lento. Especialmente se o Router estiver por perto.
De facto, o eletrodoméstico que mais pode interferir com o nosso sinal Wi-Fi é o frigorífico. Isto devido aos sinais rádio que emite. Desse modo interfere com a banda larga e consecutivamente com as velocidades de Internet Wi-Fi nas outras partes da casa.
Quem então tem uma casa com a sala junto à cozinha e o router está muito perto do frigorífico terá mais problemas. O melhor será sempre colocar o router numa zona alta e onde possa ter menos coisas à volta. É que há outros equipamentos em casa que podem interferir com o sinal, incluindo telefones sem fios e até aqueles sistemas que utilizamos para monitorizar o quarto do bebé.
Escusado será dizer que para além disso existem outros fatores que podem interferir com isto. Inclusivamente as muitas redes Wi-Fi dos vizinhos que temos à nossa volta.
Um mito que não deve seguir
Muitos utilizadores acreditam que desligar o router à noite é uma boa ideia. Isto porque vai melhorar a eficiência no dia seguinte. E não são assim tão poucos como isso. Na realidade um em cada sete.
Se fosse há alguns anos isto até poderia ser, em parte, verdade. Isto porque nem todos os routers lidavam bem com a quantidade de dados que recebiam e por vezes deixavam de funcionar corretamente. Nessa alturas reiniciar era uma boa ideia. Atualmente já não é de forma alguma necessário.
Aliás muitos operadores recomendam atualmente o contrário. Ou seja, que não se desligue os routers. É porque caso contrário até podem ficar sem algum update importante.
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