Os veículos elétricos são realmente seguros?

Embora os veículos elétricos sejam frequentemente considerados como mais amigos do ambiente, existem preocupações quanto à sua segurança global. Dito isto, quem vai estando atento a todas as informações que vão surgindo aqui e ali quer saber qual é a verdade. Muitas pessoas dizem que os veículos elétricos são o futuro, mas serão eles realmente seguros?

Os veículos elétricos são realmente seguros?

As baterias e o ambiente

Os veículos elétricos destacam-se pelo menor impacto ambiental. No entanto, algumas pessoas receiam que as baterias usadas possam ser ainda piores. Esta é uma questão delicada. Dito isto, é caso para dizer que ainda não são assim tão amigas do ambiente como se pretende, mas as coisas estão a melhorar muito.

tesla model 3, elétrico, veículos elétricos seguros

As baterias dos veículos elétricos utilizam muitos materiais, incluindo metais como lítio, cobalto e níquel. Estes materiais são todos extraídos da terra, pelo que há um potencial de danos ambientais durante o processo de mineração. No entanto, as baterias EV também são compostas por materiais reciclados de baterias de veículos elétricos antigos. Entretanto e embora o sistema de reciclagem de baterias ainda tenha um caminho longo a percorrer, as coisas estão cada vez melhores.

Seja como for quando a bateria de um elétrico atinge o fim da sua vida útil, os materiais podem ser extraídos e utilizados para fabricar novas baterias. Isto ajuda a reduzir a necessidade de mineração e o impacto ambiental associado. Na prática isto significa que quanto mais elétricos existirem menor será o impacto.

Tesla Model Y, veículos elétricos seguros

A segurança

Os incêndios correm durante o carregamento, colisões e se tiver uma bateria defeituosa. A empresa EV Fire Safe realizou um estudo que descobriu que a probabilidade de a bateria do seu veículo pegar fogo é de 0,0012%, o que é muito inferior ao esperado. Constatou também que só temos 104 casos confirmados de veículos elétricos que arderam a nível global. 24 casos ainda estão pendentes de investigação.

Tesla Model S

No estudo a 10 anos de 2010 a 2020, a maioria dos incidentes ocorreram em 2020, quando as quotas de mercado atingiram os 4,3%. Isto faz sentido porque tivemos mais veículos na estrada. Claro que há medida que existem mais vendas também os incidentes aumentarão estatisticamente. O foco continua nas probabilidade, que ainda são melhores comparativamente a veículos a gasolina.

Os veículos elétricos apresentam um risco inferior de pegarem fogo num acidente em comparação com os híbridos e os veículos a gasolina. Mesmo assim, são extremamente perigosos se arderem. Isto porque estes fogos são difíceis de extinguir.

um Tesla

Um incêndio nos veículos elétricos é geralmente causado por uma falha da bateria ou por problemas com o carregador. No entanto, podem ser evitados se o veículo estiver corretamente conservado e a bateria não estiver danificada. Vários estudos concluíram que os veículos elétricos são tão seguros como os motores de combustão. Entretanto à medida que são desenvolvidas baterias mais seguras e a consciência sobre o carregamento aumenta estes automóveis serão ainda mais seguros. Os avanços tecnológicos continuarão a melhorar à medida que os consumidores se tornarem mais conscientes do ambiente e comprarem mais elétricos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ignorar este alerta sobre o Amazon Prime Day pode sair-lhe caro! 

O Amazon Prime Day vai transformar os dias 16 e 17 de Julho numa verdadeira loucura em termos de compras. É um evento anual...

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados