VAR: Tecnologia veio piorar a experiência do Futebol!?

O VAR (Vídeo-Arbitro) chegou ao mundo do futebol como a grande solução para todos os problemas que a arbitragem trazia para cima da mesa. Afinal, se existisse alguma entidade (pessoa ou máquina) a ver as imagens, com grande detalhe, seria quase impossível ter más decisões, e por isso, a verdade desportivo seria sempre mantida.

A teoria é sempre bonita, mas a prática, por vezes, é de uma desilusão atroz.

VAR: Tecnologia veio piorar a experiência do Futebol!?

Portanto, como deve imaginar, estamos neste momento a viver o Europeu de Futebol de 2024, com a nossa seleção Nacional de Portugal a aparecer em grande destaque, devido ao facto de termos muito provavelmente o melhor plantel de sempre, naquilo que é um misto de talentos geracionais, experiência, e até alguma manha à mistura.

Portugal é também uma seleção que já ganhou o Europeu uma vez, e como tal, com Ronaldo numa posição de liderança, é uma equipa que mete respeito a sério, provavelmente como nunca antes se tinha visto.

Dito tudo isto, e esquecendo o facto de termos uma seleção realmente excitante em 2024, o Europeu de 2024 é também o torneio que melhor implementa a tecnologia que dá vida ao VAR.

O que é normal, afinal, o Vídeo-Arbitro já existe há vários anos, já apareceu em vários torneios, e também já faz parte da grande maioria dos campeonatos de referência por esse mundo fora. A tecnologia tem vindo a evoluir, existindo linha de golo, sensores na bola, todo o tipo de câmaras prontas a filmar o que se passa em campo, e claro, uma comunicação aberta entre a equipa de arbitragem e o público, para que as decisões mais polémicas possam ser explicadas.

Ainda assim, mesmo com a tecnologia a funcionar em pleno, e mesmo quando a decisão é acertada, a realidade é que a polémica continua!

Como deve saber, Portugal já teve um golo aparentemente “limpo” anulado no jogo contra a Chéquia, devido a um fora de jogo de alguns centímetros que mal se notavam na televisão. Como começa a ser normal, todos nós festejámos esse golo, para rapidamente ficarmos todos tristes com o marcador a voltar atrás.

Mas, este nosso golo anulado não está sozinho! Porque a realidade é que já foram anulados vários golos, alguns deles aparentemente ainda mais limpos que o nosso.

Um dos mais extraordinários aconteceu no jogo da Bélgica contra a Roménia, em que Lukaku teve um golo anulado por meros milímetros. Algo que pode ver na imagem em baixo.

Isto levanta uma questão… Será possível para um jogador perceber se está fora de jogo por míseros milímetros ou centímetros? Isto não acaba por “estragar” a magia do jogo? Porque o próprio jogador acredita veemente que estava numa posição 100% legal?

Será que a tecnologia é demasiado rigorosa? A regra do fora de jogo deveria mudar?

No fundo, um fora-de-jogo é algo binário. Ou seja, um jogador está, ou não está fora de jogo. Mas, quando estamos a implementar tecnologia “à bruta”, talvez seja boa ideia adaptar as regras do jogo a uma nova realidade. Caso contrário, todo o entusiasmo e magia que encontramos neste velho jogo, pode acabar por se perder.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados