Vamos ter memória DDR5 a 8400Mhz!? A 1.1 Volts!?

A gigantesca SK Hynix, uma das fabricantes de chips DRAM mais conceituada da indústria, anunciou no passado de Novembro que já tinha desenvolvido os seus primeiros chips DDR5 RAM, algo que o pessoal viu, aplaudiu, mas rapidamente esqueceu.

No entanto, agora que a Samsung veio a público afirmar que os seus primeiros chips irão chegar já no próximo ano, parece que a indústria tremeu um pouco, voltando as suas atenções para este novo standard de memória. Por isso, a SK Hynix aproveitou o balanço da sua rival Samsung, para voltar para os holofotes.

Vamos ter memória DDR5 a 8400Mhz!? A 1.1 Volts!?

PC, motherboard, RAM, memória

Já não é novidade para ninguém que a memória DDR5 irá apresentar um aumento de velocidade brutal, ao mesmo tempo que traz grandes melhorias no campo da eficiência energética. No entanto, a SK Hynix está pronta a levar isto ao extremo! Visto que já se encontra a trabalhar em kits de memória DDR5-6400MHz, com planos para desenvolver kits DDR5-8400, capazes de operar a apenas 1.1 Volts.

Basicamente, com o mundo dos Processadores e Placas Gráficas a evoluir a este ritmo, com mais núcleos de processamento em ambos os componentes… É preciso aumentar significativamente a velocidade da transferência de dados da memória RAM. É por isso que a SK Hynix não só está a criar módulos super rápidos, como também está super confiante que o standard de capacidade de memória vai aumentar em flecha. Ou seja, dentro em breve, 16GB vai ser considerado pouco, ou muito pouco.

Antes desta corrida aos 8400MHz, a SK Hynix estava a trabalhar em chips DRAM DDR5-6400 com 16GB de memória dividida em 32 bancos, que por sua vez estavam divididos em grupos de 8. Aqui era possível chegar ao dobro da largura de banda e velocidade de acesso, em comparação com as atuais memória DDR4-3200MHz. (16 bancos, grupos de 4)

Curiosamente, não é apenas a velocidade a aumentar, todo este ‘speed’ é possível com voltagens a rondar os 1.1V!

Para ter noção, temos o dobro da velocidade, com um decréscimo de 10% na voltagem. No entanto, a SK Hynix quer levar estes valores até aos 20%.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário