Depois do sucesso da Steam Deck, eis que a Valve está de volta ao hardware e parece determinada em fazer as coisas bem. Mas, depois de apresentar a Steam Machine, o Steam Frame e o novo Steam Controller… Fica a dúvida! Quanto vai custar a nova aposta gaming da Steam?
Ah, e talvez mais importante. Isto não é exatamente aquilo que a Microsoft queria fazer com a sua nova Xbox?
Valve quer a Steam Machine a pisar os calos ao PC no preço!
Portanto, segundo Yazan Aldehayyat, engenheiro de hardware da Valve, o objetivo é muito simples, ao passar por oferecer um preço competitivo face à construção de um PC com especificações semelhantes.
Mais concretamente, uma máquina poderosa a um preço relativamente mais baixo.
Um preço pensado para competir com os PCs e as consolas!
Ou seja, o preço da Steam Machine foi pensado para “ser tão acessível e justo quanto possível”.
- “Se tentares montar um PC com características e desempenho semelhantes, acredito que a Steam Machine vai oferecer um preço muito competitivo, e por isso mesmo, um excelente valor.”
Ou seja, a Valve quer conquistar a sala de estar com um sistema de gaming compacto, potente e fácil de usar. Isto sem o preço inflacionado de um desktop completo.
Especificações equilibradas e design compacto
A Steam Machine vem equipada com hardware semi-personalizado da AMD, combinando um CPU Zen 4 de 6 núcleos e 12 threads (até 4,8 GHz) com uma GPU RDNA3 de 28 unidades de computação, capaz de atingir 2,45 GHz.
Conta ainda com 16 GB de RAM DDR5 e 8 GB de VRAM GDDR6, oferecendo desempenho suficiente para 4K a 60 fps, com a ajuda do cada vez mais comum upscaling. O armazenamento será rápido e variado, com opções de 512 GB ou 2 TB NVMe SSD, e também suporte para cartões microSD.
A nível de conectividade, a máquina traz Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, Ethernet gigabit, e duas portas HDMI 2.0 e DisplayPort 1.4, permitindo até 4K a 240 Hz ou 8K a 60 Hz.
Tudo isto num corpo compacto de 2.6 kg, com 17 LEDs RGB personalizáveis e integração direta com o novo Steam Controller sem fios.
Desempenho entre uma Xbox Series S e uma PS5!

Nos primeiros testes, a Steam Machine conseguiu correr Cyberpunk 2077 a 1440p/60 fps upscalado para 4K, mas caiu para 30 fps com o ray tracing ativo. O que por sua vez coloca a nova aposta da Valve entre uma Xbox Series S e uma PlayStation 5, em termos de performance.
Mas… Se há coisa que a PS5 não é nos dias que correm, é acessível. Por isso, se o preço for competitivo, a Valve pode finalmente conquistar o público que quer jogar no sofá sem entrar no ecossistema das consolas tradicionais.
Aliás, podemos ter aqui a Xbox de nova geração antes da Microsoft a lançar. Visto que esta máquina Steam vai ser muito mais PC do que uma consola tradicional. Isso pode ser muito interessante.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


