Qual é a validade do pneu suplente? Saiba quando substituir!

Independentemente do número de quilómetros que percorre por ano, saber durante quanto tempo os pneus devem durar é essencial para garantir a segurança do seu veículo. Quem conduz diariamente tende a trocar os pneus com base no desgaste da banda de rodagem. Já quem conduz menos, normalmente acaba por os substituir devido à idade dos mesmos — mesmo que a borracha ainda pareça em boas condições. Mas afinal qual é a validade do pneu suplente?

Qual é a validade do pneu suplente? Saiba quando substituir!

Com o tempo, os pneus envelhecem e começam a apresentar fissuras, tornando-se mais rígidos e menos eficazes. Por isso, recomenda-se que se inspecionem regularmente a partir dos seis anos e substituídos, no máximo, aos 10 anos. Independentemente do desgaste visível ou da profundidade do piso.

E o pneu suplente? Também expira?

É comum pensar-se que, por raramente ser utilizado, o pneu suplente não precisa de tanta atenção. No entanto, essa ideia está errada. O pneu suplente também tem validade e deve ser tratado com os mesmos cuidados dos restantes pneus do carro.

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Mesmo que nunca tenha tocado no asfalto, um pneu suplente envelhece da mesma forma. Os materiais degradam-se com o tempo, sobretudo se o pneu estiver sujeito a variações de temperatura, humidade ou exposição solar. Um pneu velho pode tornar-se perigoso numa situação de emergência — precisamente quando mais precisa que ele esteja em perfeitas condições.

Quando e como deve verificar o pneu suplente

Embora seja algo que idealmente nunca tenha de usar, o pneu suplente deve-se verificar algumas vezes por ano. Uma simples inspeção visual pode revelar sinais de envelhecimento, como rachas, deformações ou até a presença de fios metálicos expostos.

Verificar a pressão do ar também é fundamental. Um pneu mal calibrado pode esconder defeitos e deixar o condutor na mão quando mais precisa. Ao enchê-lo corretamente, é mais fácil detetar deformações nas paredes laterais ou outros problemas estruturais.

Outro ponto essencial é o código DOT — um número gravado na lateral do pneu que indica a data de fabrico. Este é o dado mais fiável para saber a idade real do pneu, pois o facto de ter comprado o carro recentemente não significa que o suplente seja novo.

O pneu suplente pode passar despercebido durante anos, mas não deve ser ignorado. Tal como os outros pneus do carro, deve ser substituído ao fim de 10 anos e verificado regularmente. Um pneu velho ou danificado pode comprometer a tua segurança e a de outros na estrada — mesmo que só o use uma única vez.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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