O mercado de realidade virtual tem vindo a crescer consideravelmente desde que os primeiros óculos de tamanho normal chegaram ao mercado há vários anos. Embora inicialmente fossem maioritariamente utilizados para jogos, tudo está a mudar. Assim, a realidade virtual está a ser utilizada na área médica, no setor imobiliário e até para fins agropecuários. É este o poder dos óculos de realidade virtual.

Vacas recebem óculos de realidade virtual para darem mais leite!

De facto, há utilizações que chegam a ser até um pouco bizarras. A mais recente que até pode funcionar chega-nos de Moscovo e está a ser conduzida por um grupo de agricultores. Durante a experiência, que está em curso, eles equiparam as suas vacas com óculos de realidade virtual modificados om o objetivo de melhorarem o aspeto emocional do rebanho.

Juntamente com programadores e veterinários, estes agricultores conseguiram criar um ambiente virtual com grandes paisagens verdes que serão sem dúvida o paraíso. Pelo menos para as alegres vaquinhas. O que é notícia, é que os resultados foram promissores. De facto, o comportamento das vacas pareceu melhorar, e os especialistas notaram uma “redução da ansiedade” entre os animais.

óculos de realidade virtual

Posteriormente, os agricultores que estão a participar nesta experiência querem testar se estes óculos de realidade virtual com as resultantes diferenças ao nível do humor, dão origem a uma melhor produção de leite, comparativamente a outros bovinos. No entanto, não sabemos quando é que esta fase do teste vai começar.

A ética à volta desta experiência tem vindo a ser debatida. Especialmente tratando-se de melhorar o bem-estar emocional dos animais de criação. Afinal, muitas quintas em todo o mundo são mais parecidas com fábricas, e o gado contido nelas nem sempre vive nas melhores condições.

Percebendo até a experiência e o que querem atingir, não deixa de ser estranho olhar para a imagem de uma vaca com óculos de realidade virtual. Não sei se irá resultar ou não, nem se será aprovado em utilizações futuras. Se melhorar o bem-estar do animal faz todo o sentido. Se for apenas com o intuito de aumentar a produção de leite, não será muito bom.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.