O vinagre de limpeza é algo que muitos proprietários de casas utilizam em vez de produtos químicos mais agressivos. O ácido acético encontrado no vinagre atua contra certos tipos de bactérias, pelo que é um agente de limpeza eficaz que as pessoas utilizam há anos. Poderá pensar que o vinagre pode ser pulverizado com segurança em toda a casa, mas, na maioria dos casos, o ingrediente de limpeza não deve ser utilizado em aparelhos electrónicos. Isto porque o produto químico ácido pode corroer e danificar certos componentes eléctricos. Mas há mais. Assim vamos dizer-lhe porque é um perigo utilizar vinagre de limpeza em aparelhos electrónicos.
É um perigo utilizar vinagre de limpeza em aparelhos electrónicos
É possível que tenha encontrado fontes online que afirmam que o vinagre pode ser utilizado em determinados aparelhos electrónicos. Sim, existem algumas excepções. Isto inclui a utilização de uma solução diluída no exterior de dispositivos fechados, como um computador portátil fechado, ou a aplicação de uma pequena quantidade de vinagre para remover a corrosão de determinadas peças da câmara. Embora algumas pessoas optem por utilizar o vinagre nestas circunstâncias, é melhor ter cuidado ao expor os seus aparelhos electrónicos a este ingrediente.
Como o vinagre danifica os aparelhos electrónicos
O vinagre pode destruir os aparelhos electrónicos de várias formas diferentes. Por um lado, a humidade do vinagre pode causar danos. Quando certos componentes entram em contacto com esta humidade, provocam um curto-circuito. Isto pode impedir que um dispositivo funcione corretamente ou destruí-lo completamente.
Para além do risco de danos provocados pela humidade, o vinagre também não é seguro para ser utilizado no interior de aparelhos electrónicos devido ao risco de corrosão. O ácido acético presente no vinagre é conhecido por causar a corrosão de certos metais. No caso do aço macio, por exemplo, o ácido acético aumenta a taxa de corrosão deste material. Se determinados componentes dos seus aparelhos electrónicos ficarem corroídos, podem deixar de funcionar corretamente. Deve certificar-se de que o vinagre não entra em contacto com as partes internas dos seus aparelhos electrónicos. Não se esqueça de que este ingrediente de limpeza popular comum também pode destruir ecrãs.
Embora o vinagre não se deva utilizar no interior dos seus aparelhos electrónicos, pode limpar o exterior do seu computador portátil, se necessário. Para o fazer em segurança, comece por desligar o portátil da tomada. Em seguida, pulverize ligeiramente um pano de microfibras suave com uma solução de água e vinagre. Por fim, limpe o exterior do computador portátil, certificando-se de que o vinagre não entra em contacto com quaisquer componentes internos ou fendas onde possa infiltrar-se. Seque o dispositivo com um pano separado antes de voltar a ligar qualquer coisa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!