Utilizadores do OneDrive estão a sofrer com um bug estranho

Ligações rápidas

Os utilizadores do OneDrive têm-se deparado com um bug estranho na funcionalidade de Pastas Partilhadas. Este erro afeta a acessibilidade das pastas partilhadas e estas aparecem como atalhos de Internet (ligações URL) em vez de pastas normais no Explorador de Ficheiros.

Utilizadores do OneDrive estão a sofrer com um bug estranho

Assim quando se dá um clique numa pasta partilhada, é redirecionado para a versão Web do OneDrive em vez de abrir a pasta.

Um utilizador do OneDrive criou uma publicação no Fórum da Microsoft sobre esta anomalia do serviço em 8 de junho de 2024. Num mês, a publicação acumulou quase 12000 visualizações com 192 respostas e 916 utilizadores com o mesmo problema.

Quando o problema começou a ocorrer com milhares de utilizadores, a Microsoft atualizou a secção superior da página Web com uma atualização sobre o problema.

“Alguns utilizadores do OneDrive podem ver as Pastas Partilhadas exibidas como links de URL no cliente de sincronização e nas aplicações do OneDrive”, diz a nota de atualização que reconhece o problema.

Para além de as pastas aparecerem como links no Explorador de Ficheiros, muitos utilizadores não conseguem sincronizá-las. Mesmo que se tente adicionar a pasta a Os meus ficheiros, é criado um atalho na Internet.

O problema parece estar relacionado com a sincronização e o tratamento de dados no serviço OneDrive.

Surpreendentemente, um utilizador culpa o KB5037853 (atualização de maio de 2024) pelo problema do OneDrive. Ele analisou os registos do Visualizador de Eventos e encontrou um erro relacionado com o OneDrive depois de instalar a atualização. O problema da pasta partilhada começou a aparecer depois disso.

Mas isso pode ser uma especulação ou um incidente isolado, já que a Microsoft não culpou a atualização por isso.

O site Windows Latest tentou recriar o erro criando uma pasta partilhada a partir de uma conta e acedendo à mesma noutro dispositivo. A pasta partilhada apareceu bem no outro PC e pudemos aceder ao seu conteúdo sem qualquer problema. Ainda assim, a ameaça paira no ar.

O que se pode fazer

Embora este seja um problema generalizado, a resposta da Microsoft é bastante normal. A secção superior da publicação do fórum menciona que “a engenharia do OneDrive está a trabalhar neste problema e as hiperligações URL serão convertidas de novo para serem apresentadas como pastas assim que o problema for resolvido. Entretanto, inicie sessão na sua conta em OneDrive.com a qualquer momento para aceder às suas pastas partilhadas.”

Em suma, é preciso ter paciência enquanto os programadores procuram o erro e o corrigem. Terá de utilizar a versão Web do OneDrive para aceder à pasta partilhada, o que é um pouco inconveniente.

O acesso através do Explorador de Ficheiros é mais fácil, mas apenas o redirecionará para a página Web do OneDrive neste momento. Alguns utilizadores também tentaram as boas e velhas soluções: desvincular a conta e reinstalar o OneDrive. Infelizmente, estas soluções não funcionam porque a funcionalidade tem erros.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados