Microsoft Edge está a ir buscar utilizadores ao Google Chrome

O Google Chrome continua a ser o rei do mercado dos browsers, mas o Microsoft Edge não está a ceder e ganhou uma vantagem substancial nos últimos dois meses. A sua quota de mercado nos computadores aumentou para 12,96% em janeiro de 2024 (11,23% em novembro de 2023), de acordo com um relatório recente da StatCounter. Microsoft Edge está a ir buscar utilizadores ao Google Chrome.

Microsoft Edge está a ir buscar utilizadores ao Google Chrome

Há dois meses atrás, em novembro de 2023, o Safari estava em segundo lugar, atrás do Chrome. Mas as coisas começaram a mudar, dando mais espaço para o Edge crescer no mercado de desktop. Parte deste crescimento é atribuível às múltiplas melhorias no Edge e à integração do Copilot.

A quota de desktop do Microsoft Edge é de 12,96% do mercado, o que representa um crescimento de 1,06 pontos percentuais em relação a dezembro. O Safari da Apple mantém a terceira posição com uma quota de 8,83%, registando uma queda de 0,13. O Firefox segue de perto, em quarto lugar, com 7,57%, uma descida de 0,05 pontos.

O Opera encerra os cinco primeiros com uma quota de 3,23%, registando o declínio mais substancial de 0,57.

Aqui está uma análise do relatório de quota de mercado dos browsers para ambiente de trabalho da StatCounter de janeiro de 2024:

O Chrome tem a maior quota de mercado, com 64,84% dos utilizadores.
O Edge é o segundo mais popular, com 12,96% da quota de mercado.
O Safari tem 8,83% da quota de mercado.
Segue-se o Firefox com 7,57%.
O Opera tem uma quota mais pequena, de 3,23%.

Outros browsers representam coletivamente 2,57% da quota de mercado.

Embora o Microsoft Edge esteja a recuperar o atraso nos computadores de secretária, não está a ter um bom desempenho na quota de mercado global, que inclui telemóveis e tablets. De acordo com o relatório de todas as plataformas da StatCounter, o Edge continua em terceiro lugar, com uma quota de mercado de 5,36%, enquanto o Safari não saiu do segundo lugar, com uma quota de mercado de 18,82%.

Os números da quota de mercado dos telemóveis e dos tablets não são impressionantes, mas ambos apresentam um crescimento pequeno mas constante. A principal razão por trás disto é o domínio maciço do Chrome, Safari e Samsung Internet, que atraem muitos utilizadores de Android e iPhone.

O Microsoft Edge está a melhorar lentamente

Graças às novas funcionalidades, o Microsoft Edge poderá ganhar mais quota de mercado nos próximos meses.

Por exemplo, o Microsoft Edge 121, agora disponível para o canal Estável, adicionou suporte para os formatos de ficheiro AVIF e AV1 para acelerar o tempo de carregamento da página.

Da mesma forma, os novos alertas sobre as últimas atualizações do browser foram movidos para a secção Browser Essentials. Caso não tenha reparado, o ícone “coração” na barra de ferramentas do Edge apresenta cartões de Desempenho e Segurança.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.