Utiliza o Google para pesquisar no Android? Tudo vai mudar!

Há novidades a chegar aos smartphones Android na União Europeia. A mais relevante é que o Google vai deixar de ser o motor de busca por defeito nos Android. De facto, haverão alternativas para o utilizador que terá de optar por aquilo que prefere para pesquisar no Android. Mas vamos explicar como é que tudo isto se vai processar.

Utiliza o Google para pesquisar no Android? Tudo vai mudar!

Após a multa que a Google recebeu da União Europeia em 2018, a empresa de Mountain View parece ter aprendido a lição. Dito isto, decidiu oferecer alternativas, para que os utilizadores Android escolham o motor de busca que preferem. Isto será possível através de um novo ecrã de seleção que estará presente em todos os Android quando forem configurados pela primeira vez.

pesquisar no Android

No ecrã pode selecionar um motor de pesquisa diferente da Google, entre três alternativas disponíveis, dependendo do país onde se encontra.

Estes motores de busca que surgem como alternativa não aparecem por acaso. De facto, tiveram de pagar!

Entretanto, a Google criou um sistema de leilão específico para eleger as opções ao nível de motor de busca que estariam disponíveis para cada país.

No processo de leilão, havia um preço inicial mínimo para cada país. Dito isto, os três motores de busca que ofereceram o melhor preço serão os que acompanham a Google no novo ecrã de boas vindas, isto a partir do próximo dia 1º de março. O grande vencedor deste leilão foi o DuckDuckGo. Será um dos três motores de busca alternativos oferecidos pela Google para Android em todos os países europeus.

pesquisar no Android

Se gosta de privacidade, o DuckDuckGo é um excelente motor de busca. Logo à partida não segue o que faz, não solicita as suas informações pessoais e não as utiliza para disponibilizar resultados personalizados. Assim, de facto, é a grande mais valia. A sua privacidade. No entanto, não é um motor de busca tão completo como o da Google.

Leia também:

Google Fotos recebe novidades e já estão a ser disponibilizadas!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também