União Europeia quer USB-C em tudo! E agora iPhone?

Isto já não é grande novidade para ninguém, mas parece que agora não há mesmo volta a dar… A comissão Europeia quer forçar todas as fabricantes de equipamentos eletrónicos a utilizar portas USB-C para carregamento.

O que claro está, é uma medida que vai ter o seu maior impacto no lado da Apple, que é a última grande fabricante de equipamentos sem fios, ainda com alguma resistência ao standard, especialmente no mundo dos smartphones. Sabe porquê? Porque a entrada proprietária Lightning, apesar de não ter tantas vantagens relativamente ao standard USB-C, traz muitos euros para os cofres da Apple.

União Europeia quer USB-C em tudo! E agora iPhone?

Portanto, a Apple é uma das únicas fabricantes do mercado a preferir continuar a apostar na sua entrada Lightning (tecnologia proprietária). Isto, em vez de apostar no conector USB-C, que entretanto já foi adotado por 99% dos seus rivais no mercado.

Para quê meter tudo com USB-C?

É muito simples na verdade, a ideia é reduzir o desperdício (e-Waste), ao fazer com que os consumidores usem os mesmos cabos e carregadores para tudo.

Entretanto, como é óbvio, quando dizemos “tudo”, é mesmo tudo… Ou seja, isto não é uma regra apenas para o mundo dos smartphones! A ideia é que todos os equipamentos eletrónicos comecem a usar o standard USB-C, onde temos de incluir os tablets, as consolas, auscultadores, câmeras, etc…

Por isso mesmo, as fabricantes também vão ter de desistir das tecnologias proprietárias de carregamento rápido, de forma a permitir que todos os carregadores sejam capazes de carregar (rapidamente) qualquer aparelho.

Esta lei ainda vai ter de passar no parlamento europeu, o que neste momento é mais um facto que uma possibilidade, existindo depois um período de carência de 24 meses, de forma a que as fabricantes tenham algum tempo para se adaptar a esta nova realidade.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Consegue imaginar um iPhone USB-C? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados