Sabe o que é exatamente o upscaling de 4K e 8K?

Um dos principais argumentos de venda da Samsung para cada nova geração de smart TVs é a sua tecnologia de upscaling. Mas o que é exatamente o upscaling de 4K e 8K?

Sabe o que é exatamente o upscaling de 4K e 8K?

Em termos leigos, o upscaling é uma técnica que muitas marcas e smart TVs utilizam para apresentar conteúdo de vídeo em resoluções 4K ou 8K. Mesmo que esse conteúdo tenha uma resolução inferior a 4K ou 8K. Quando um conteúdo de resolução inferior é apresentado num ecrã de resolução superior, as grelhas de píxeis entre os dois não coincidem, o que leva à degradação da imagem.

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Sem o upscaling, o conteúdo que não corresponde à resolução exata do ecrã de televisão seria apresentado numa pequena janela com a resolução original. Ou então esticado para preencher o ecrã à custa da qualidade da imagem causada pelo sobredimensionamento e pelo desalinhamento da grelha de píxeis. O upscaling converte o conteúdo de vídeo de origem num sinal de resolução mais elevada. Tudo para corresponder à resolução do televisor e caber no ecrã.

Também vale a pena saber que nem todas as marcas e modelos de TV utilizam a mesma tecnologia e técnicas de upscaling. E num mundo em que a transmissão de conteúdos online nem sempre é 4K e 8K, o upscaling pode desempenhar um papel importante na definição da sua experiência de TV.

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Nem todas as tecnologias funcionam da mesma forma

As marcas de TV utilizam diferentes métodos de upscaling e, por exemplo, uma marca de TV que compre painéis da Samsung Display não utilizará a mesma tecnologia de upscaling que as TVs da Samsung Electronics. Um exemplo perfeito desta situação é a Sony. Televisores como o Sony A90L e o A95L utilizam painéis QD-OLED da Samsung, mas técnicas de upscaling diferentes.

Escusado será dizer que as especificações e o ponto de origem de um painel de TV são apenas uma parte do que define a experiência de TV das diferentes marcas. Duas marcas de TV podem utilizar os mesmos fornecedores e painéis com especificações semelhantes; no entanto, os resultados finais podem ser diferentes devido às tecnologias de upscaling proprietárias utilizadas por cada marca, aos métodos de calibração de cores e a outros componentes de software e hardware utilizados por cada OEM.

Ficará satisfeito por saber que os televisores Samsung possuem alguns dos melhores processadores de sinal de imagem da indústria. Assim são capazes de efetuar o upscaling de conteúdos de baixa resolução com grande fidelidade. Algumas pessoas parecem preferir os métodos de upscaling da Sony, mas a Samsung continua a avançar, e os seus mais recentes televisores 2024 empregaram IA (inteligência artificial) para oferecer um upscaling de conteúdos ainda melhor e mais preciso.

Deve utilizar sempre o upscaling?

O upscaling 4K e 8K não é uma opção que os utilizadores de TV possam simplesmente desligar. O upscaling está sempre ligado, com apenas algumas excepções que mencionaremos abaixo.

Os utilizadores de televisores Samsung podem manipular características como a redução de ruído, nitidez, redução de jitter, redução de desfocagem e LED Clear Motion. No entanto, quer estejamos a falar da Samsung ou de outras marcas de TV, a tecnologia de upscaling é um componente essencial da smart TV que não pode ser desativado manualmente.

Esta é a razão pela qual o upscaling da Samsung sempre foi um dos seus melhores pontos de venda – é um dos melhores do sector.

Também é de salientar que existem situações em que o upscaling se desliga automaticamente. Ou seja, quando os utilizadores ligam um PC à TV ou quando têm o Modo de Jogo ligado. O upscaling introduz um atraso, uma vez que a imagem demora algum tempo a passar pelo processador de sinal e a ser objeto de upscaling.

Este atraso não é percetível quando se está a ver conteúdo de vídeo. No entanto, pode acrescentar um atraso de entrada percetível noutros casos de utilização em que os utilizadores têm um maior controlo sobre o conteúdo apresentado no ecrã. Como resultado, o upscaling desliga-se automaticamente para utilizadores de PC e Modo de Jogo.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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