A União Europeia prepara-se para estabelecer requisitos energéticos mais rigorosos nas televisões a partir de 1 de março de 2023. Esta medida, destinada a empurrar os produtos “mais gastadores” para fora do mercado europeu, poderá levar a uma proibição na venda de todas as televisões 8K no próximo ano. E sim, isto aparentemente isto inclui a gama de TVs 8K da Samsung na Europa. No entanto, não deverá ser este o único fabricante.
TVs 8K da Samsung podem ser banidas da União Europeia
Os fabricantes que operam na Europa não estão muito satisfeitos com os regulamentos que se avizinham que podem ser impostos pela União Europeia. A Associação 8K, da qual a Samsung faz parte, disse que “a menos que algo mude, março de 2023 irá significar problemas para a indústria 8K emergente […]. Os limites de consumo de energia em televisores 8K (e ecrãs baseados em micro LED) são definidos de forma tão baixa que, essencialmente, nenhum destes dispositivos passará.”
A primeira fase desta nova estratégia definida pela União Europeia teve início em março de 2021. Foi quando o Rótulo energético foi reestruturado. Assim isto resultou no empurrar de inúmeros modelos de televisão para a classe energética mais baixa (G). O próximo passo, em março de 2023, será estabelecer requisitos energéticos mais rigorosos. Estas novas normas podem ser impossíveis de alcançar sem compromissos sérios.
De acordo com representantes da Samsung citados pelo site FlatspanelHD, a empresa poderá cumprir os próximos regulamentos para o mercado europeu, mas não será uma tarefa fácil.
Ainda há esperança
A boa notícia para os fabricantes de smart TV que fazem negócios na Europa é que a UE ainda não definiu totalmente os novos regulamentos como refere o site Sammobile. Assim ainda vão rever o Índice de Eficiência Energética (EEI) de 2023 até ao final deste ano. Como tal possibilidade de estes próximos requisitos energéticos serem revistos.
Entretanto outra boa nova para as marcas de TV, incluindo a Samsung, é que podem ser capazes de se esquivar a estes regulamentos. Isto alterando o modo de imagem padrão para consumir menos energia. Mas não se sabe se isto não vai estragar a experiência.