TSMC já recebeu encomendas da NVIDIA para novos GPUs!

A TSMC já começou a produção em massa de chips 7nm, e aparentemente a NVIDIA é um dos maiores clientes! Em paralelo, também a AMD, Apple, Qualcomm e Bitmain estão a trabalhar com o fabricante.

A empresa deverá entregar os primeiros produtos de 7nm na segunda metade de 2018! Por isso devemos ver lançamentos de alto gabarito nos próximos meses, mas não necessariamente lançamentos vindos da NVIDIA…

A NVIDIA usa a TSMC para o fabrico dos seus GPUs topo de gama há vários anos.

Se formos ver, já em 2014, foi esta empresa que fabricou os GPUs de 28nm da arquitectura Maxwell! Levando a performance e eficiência a novos patamares. Aliás, esta arquitectura fez tanto sucesso, que a concorrência teve de recorrer ao processo de fabrico de 14nm FinFET da GlobalFoundries para conseguir fazer mossa à NVIDIA.

As placas gráficas da série GeForce 10 também contam com GPUs ‘Pascal’ criados com o processo de fabrico de 16nm da TSMC.

Onde mais uma vez a empresa levou a eficiência e frequência de relógio a níveis extraordinários!

Como podemos ver pela longevidade da arquitectura, que foi primeiramente lançada em 2016 e ainda hoje se mantém no trono da performance pelas mãos da GTX 1080Ti.

Finalmente, os produtos mais recentes da NVIDIA, os GPUs Volta GV100 também são produzidos pela TSMC! Com o processo de fabrico de 12nm FinFET que é uma linha criada em exclusivo para a gigante das placas gráficas.

O que acaba por mostrar o tipo de parceria que as duas empresas têm, por isso é normal que os próximos produto de 7nm sejam os próximos produtos desta dupla.

A TSMC irá começar a entrega de chips fabricados usando o processo de 7nm na segunda metade de 2018.

As encomendas da Apple do processador A12 para uso na próxima geração de iPhones também é um dos factores para o aumento de produção de chips de 7nm em 2018, de acordo com algumas fontes da indústria. Além destes clientes, a TSMC também assegurou contratos com a AMD, Bitmain e Qualcomm. No entanto, a maioria das encomendas destina-se para 2019.”

Agora resta esperar pelo anúncio da NVIDIA!

NVIDIA TSMC

Mas tendo em conta, que a maioria das encomendas se destinam para 2019. Provavelmente apenas iremos ver as placas gráficas de nova geração no próximo ano.

Pois com tanto cliente em carteira, e com a Apple a precisar urgentemente do novo processador para a linha de iPhones de 2018. A NVIDIA deverá ficar em segundo plano… Afinal de contas o fabrico em massa de GPUs não é brincadeira nenhuma!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário