Sexta-feira, Dezembro 8, 2023

Com estes truques encontra todas as fotografias no Google Fotos!

Partilhe

spot_img

Tirar uma fotografia é fácil. Mas encontrar essa fotografia é uma história completamente diferente. O Google Fotos é um serviço capaz de fazer cópias de segurança de imagens para a cloud e também de as procurar. O serviço tira partido de um poderoso motor de busca e dos algoritmos de aprendizagem automática da Google. Mas sabia que o Google Fotos tem alguns truques interessantes para procurar as suas fotografias?

Com estes truques encontra todas as fotografias no Google Fotos!

Se não tiver procurado por nada recentemente, poderá ficar surpreendido ao saber todas as formas como pode agora procurar imagens (e vídeos) no Google Fotos.

Procurar uma localização

O Google Fotos permite-lhe pesquisar imagens por localização (ou local). Introduza a localização e o Google Fotos apresenta imagens que correspondem ao termo de pesquisa. A Google pode fazer corresponder as imagens à localização marcada nos metadados da fotografia pelo seu dispositivo de captura; a localização é apresentada com um marcador de local no mapa no painel de informações da fotografia.

fotografias no Google Fotos

Se a fotografia não tiver uma localização, o Google Fotos pode estimar o local onde foi tirada com base na correspondência de pontos de referência na fotografia com localizações conhecidas. Se pretender que o Google Fotos estime as localizações, vá a Definições > Localização e active “Estimar localizações em falta”. Também pode adicionar uma localização manualmente para que futuras pesquisas possam mostrar a imagem.

A pesquisa de localização do Google Fotos não se limita a encontrar imagens com marcação de localização. Também pode devolver imagens que contenham essa palavra.

Procurar uma data específica

A pesquisa por data é, provavelmente, a segunda forma mais popular de pesquisar no seu arquivo do Google Fotos. Afinal de contas, o tempo pode passar depressa, mas isso não significa que não se lembre de quando tirou uma fotografia. Mais ou menos. Ou talvez tenha algumas recordações difusas, recordando um intervalo de tempo que pode corresponder ao momento em que capturou uma imagem. A sintaxe mais simples é pesquisar por mês.

Os parâmetros de pesquisa são bastante flexíveis, com várias formas de representar datas e intervalos de datas. Por exemplo, pode escrever as datas de várias formas, desde que a sua intenção seja clara e a Pesquisa do Google reconheça a formatação: 10 de novembro de 2023.

Também pode definir um intervalo de tempo: por ano, por mês, entre duas datas (ou dois meses ou dois anos), ou utilizando delimitadores como “antes” e “depois”.

Encontre também rostos de pessoas e animais de estimação

O Google Fotos facilita a pesquisa de rostos. O serviço agrega todas as imagens que encontra do mesmo rosto, independentemente de ter marcado a pessoa com o nome ou feito qualquer outra organização manualmente.

Google Fotos mais pedidas, smartphone limpa as fotos

A forma mais fácil de começar é tocar na barra de pesquisa. Na parte inferior das pesquisas sugeridas encontra-se uma fila de rostos, nove ícones circulares, cada um com um rosto que o Google encontrou no seu arquivo. Para ver fotografias desse rosto, basta tocar no ícone. Toque na ligação “ver tudo” por baixo da fila de rostos para revelar a página Pessoas e animais de estimação com ícones grandes e quadrados para os rostos indexados.

O serviço pode pedir-lhe que confirme se duas imagens são o mesmo rosto para poder agrupar os rostos e apresentar melhores resultados. Se não gostar da fotografia escolhida para o nível superior, basta clicar num rosto, tocar no ícone circular no canto superior esquerdo e selecionar uma fotografia diferente para representar essa pessoa quando efetuar a pesquisa. Enquanto estiver lá, também pode adicionar o nome da pessoa para obter resultados mais rápidos.

Procurar por cor

As cores destacam-se nas nossas memórias, quer seja pelo impacto que dão a uma cena, pelo sombreado do cabelo de uma pessoa ou pela cor de uma camisola. O Google Fotos pode encontrar essa cor no seu arquivo, ou pode também encontrar imagens a preto e branco.

Tal como outros parâmetros de pesquisa, pode utilizá-los de forma independente ou em conjunto com outros termos de pesquisa.

Encontrar uma fotografia que contenha uma palavra

O Google Fotos consegue ler o texto na sua imagem, mesmo que esteja em letras pequenas ou não seja proeminente. O serviço efetua o reconhecimento ótico de caracteres nas imagens e indexa esta informação para que possa ser pesquisada ao longo do tempo.

Estes resultados não aparecem apenas quando está a procurar um local e encontra esse local escrito numa imagem. Isto é extremamente útil se estiver à procura de algo baseado em palavras – um sinal, um menu ou um mapa, por exemplo. Mas é ainda mais útil se tiver capturado várias imagens de ecrã e precisar de encontrar conteúdo dentro delas.

Encontrar tipo de evento

No Google Fotos também pode encontrar fotos por um determinado tipo de evento. Pode escrever, por exemplo, concerto e ver todas as fotografias que tirou em concertos.

fotografias no Google Fotos

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Globaldata

Leia também

Outras notícias