Troquei o iPhone 16 Pro Max pelo Pixel 10 Pro XL. Foi boa ideia?

Estamos na altura da chegada dos smartphones da Google, agora na sua versão Pixel 10, e como estamos fartos de dizer, estes aparelhos já não são apenas mais smartphones a ocupar espaço nas prateleiras das lojas.

Em vez disso, são cada vez mais o espelho de uma Google com outra atitude, que escolheu deixar de ser apenas a fornecedora de software, para também ser uma rival a sério. Não só da Apple, como muitos acham, mas também das outras fabricantes Android, como é o caso da Samsung ou Xiaomi.

Pois bem, para perceber o que vale ao certo o esforço da Google, decidi encostar o meu iPhone 16 Pro Max que é o meu fiel aliado há quase um ano, para adotar um Pixel 10 Pro XL. Valeu a pena?

Troquei o iPhone 16 Pro Max por um Pixel 10. Correu bem?

Portanto, apesar do facto de o Pixel 10 Pro XL ser um topo de gama de pleno direito, a realidade é que, ao lado de um iPhone de topo, as especificações dão a taça à Apple. Mas… Será que isto faz diferença no dia-a-dia? Nem por isso.

Sim, é verdade que o iPhone continua a ser aquele smartphone em que tudo funciona, em que tudo é fácil, etc… Mas, os smartphones Pixel são, de certa forma, o iPhone do lado Android. Onde é possível ter acesso à totalidade da experiência Google, ao mesmo tempo que podemos usar um Android limpo, feito à imagem daquilo que a equipa de desenvolvimento quer ver no Sistema Operativo.

Por isso, apesar do facto de algumas apps ainda se portarem melhor no lado da Apple, a realidade é que a experiência no Pixel 10 é… Muito boa! Aliás, por vezes, é até mais fluída face ao iOS que dá vida ao iPhone.

Dia-a-dia. O que muda?

Em termos de tamanho, peso, ecrã, etc… É quase tudo igual.

A bateria dou a vantagem ao Pixel 10 Pro XL, mas não por muito. O ecrã é um pouco superior no iPhone 16 Pro Max, porque as margens são um bocadinho mais finas e mais harmoniosas. Mas em termos de qualidade de construção, toque, etc… Está tudo muito nivelado.

A Google voltou a apostar na qualidade de construção, e se os Pixel 8 e 9 já eram bons, é inegável que os Pixel 10 chegaram ao pico da montanha. Especialmente nas versões Pro. Até o unboxing já dá esse feeling, que estamos de facto a lidar com um topo de gama a sério.

As atualizações!

Eu aqui não estou a falar das atualizações ao sistema operativo, que também existiram, e aqui a Google até promete muitos e longos anos de atualizações de software e de segurança. Estou sim a falar das atualizações que a Google fez a todas as vertentes do Pixel 10 ao longo desta review, através de apps, e módulos do Android.

Isto é especialmente verdade no lado da Câmara Pixel. Que evoluiu de forma notável ao longo dos 7 dias que tive para teste.

As fotografias… Pah… Incrível!

Os smartphones Pixel, há muitos e longos anos, são sempre elogiados como autênticas máquinas fotográficas. Aliás, muitos dizem que o melhor smartphone para fotos está na gama da Google, e não do lado da Samsung, Xiaomi ou Apple.

Curiosamente (ou não), eu sou uma dessas pessoas!

É mesmo muito difícil tirar uma má foto com um Pixel 10 Pro ou Pro XL. (A história é um bocadinho diferente com o mais barato Pixel 10, apesar de também ser muito competente).

É um telemóvel que ensina a tirar fotos! O que é curioso, porque eu já usei esta frase em outras reviews, mas aqui faz ainda mais sentido, porque o próprio smartphone dá dicas para tirar melhores fotos. Aliás, mesmo que tires uma foto que não foi capaz de capturar o momento em todo o seu explendor, tens toda uma suíte de ferramentas IA para corrigir a tua falta de jeito. Apenas e só incrível.

Ora veja um um exemplo do zoom com apoio de IA.

Sim… É a placa daquele monumento no meio da praça.

Então e o vídeo?

Está melhor, mas a Apple ainda reina neste campo.

Não é que seja mau, mas continua a ser muito fácil distinguir um vídeo capturado por um smartphone Android de topo, e um iPhone. Infelizmente, isto é um problema de todo o ecossistema Android. A Apple apresenta melhores cores, melhor brilho, mais estabilidade, e maior compatibilidade com apps.

É um campo que tem de melhorar, não só no lado dos Pixel, como em todo o ecossistema Android.

Performance

Os smartphones Pixel 10 contam com um Tensor G5 em vez dos mais poderosos e mais populares processadores MediaTek ou Qualcomm. Tudo porque a Google prefere uma estratégia de foco na IA e eficiência energética.

O que quer dizer tudo isto? Isto significa que este SoC é bom, mas não é tão poderoso face à concorrência. Faz diferença? Sim e não.

De forma muito resumida, se quiser usar apps de facto pesadas, como são os mais recentes exigentes jogos, ou apps de edição de vídeo. Vais notar a diferença. As coisas vão continuar a funcionar no Pixel, mas é óbvio que vais ter uma melhor experiência num iPhone ou S25 Ultra.

Mas… Para o mais comum dos mortais, que são 99% dos consumidores dentro do mundo mobile, ninguém vai notar a diferença. O Pixel 10 Pro XL é muito rápido e fluído, em todo o tipo de tarefas.

Ao lado do meu iPhone, a diferença a abrir apps é completamente desprezível. Sim, o iPhone leva a vantagem, quase sempre, mas estamos a falar de milissegundos. Não faz sentido a comparação.

Conclusão

O Pixel 10 Pro XL é uma máquina, e a meu ver, é o telemóvel a comprar se porventura quiser um Android a sério. Isto com a vantagem de ser mais barato face aos rivais diretos, e de oferecer um acesso quase exclusivo às funcionalidades mais interessantes e inovadoras do novo mundo da IA.

Isto é só a minha opinião, mas acredito que, quando a Google apostar na performance do SoC, se quiser, rebenta com o ecossistema Android todo.

Vou ficar com ele? Veremos!

Resumo:

  • “Se queres um Android que seja pensado de raiz para brilhar com IA e que não dependa de camadas pesadas de software, o Pixel 10 Pro XL é a escolha óbvia. É o Android mais próximo daquilo que um iPhone representa no seu ecossistema.”

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque