Inicio Android ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se passa?

ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se passa?

Em dezembro passado, uma informação avançada pelo conhecido jornal New York Times revelou como uma aplicação de conversação que estava a ganhar força em todo o mundo era utilizada como ferramenta de espionagem pelos Emirados Árabes Unidos (EAU). Apesar do ToTok ter sido removido inicialmente pela Apple e pela Google, a Play Store posteriormente voltou a integrar este serviço de mensagens. Agora parece que esta app voltou a desaparecer da loja Android.

ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se passa?

De facto, o ToTok já não aparece na Play Store quando efetuamos uma pesquisa. Isto embora existam vários clones.

ToTok:

O ToTok é utilizado no Médio Oriente, Europa, Ásia, África e América do Norte, tornando-se recentemente numa das aplicações sociais mais descarregadas nos Estados Unidos. Segundo o NYT, o governo dos Emirados Árabes Unidos conhece “todas as conversas, movimentos, relacionamentos, nomeações, sons e imagens” de todos os que utilizaram esta aplicação.

“O ToTok é uma ferramenta projetada de forma inteligente para vigilância em massa, de acordo com a análise técnica”, relatou o NYT. “Funciona como muitas outras aplicações para sistemas Apple e Android que acompanham a localização e os contactos dos utilizadores.”

Esta aplicação foi desenvolvida oficialmente pela Breej Holding, mas o NYT acredita que isto seja provavelmente uma fachada. De facto, afirma que o ToTok pertence realmente à DarkMatter: uma empresa de hackers baseada em Abu Dhabi. Assim, a empresa é composta por oficiais de inteligência dos Emirados Árabes Unidos, ex-funcionários da Agência de Segurança Nacional (NSA) e ex-agentes de inteligência militar israelita.

Esta aplicação começou por ter muito sucesso nos Emirados Árabes Unidos. É que o governo local bloqueia determinadas funcionalidades em aplicações como o WhatsApp e o Skype. O ToTok chegou a ter o suporte da fabricante chinesa Huawei depois desta empresa ter promovido lá fora esta app numa publicação recente no Facebook.

Resta agora percebermos porque motivo a Google voltou a retirar esta app, depois de a ter voltado a disponibilizar. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

A AMD fez um autêntico All-In com as RX 6000! E agora NVIDIA!?

Há 6 meses, quem diria que a AMD iria conseguir rivalizar com a NVIDIA de igual para igual no mundo das placas gráficas? Aliás,...

ZenFone 7 e ROG Phone 3 com um mega-preço na loja da ASUS!

ZenFone 7 e ROG Phone 3 com um mega-preço na loja da ASUS! - O online é cada vez mais importante para as marcas,...

Encontre o seu smartphone Samsung roubado e sem Internet!

Demorou mais chegou. A função offline do Find My Mobile já está disponível fora dos EUA. Isto graças a uma atualização que levou esta...

Microsoft prepara maior revolução de sempre no Windows 10

A Microsoft quer fazer uma verdadeira revolução no Menu Iniciar, no Centro de Acção e no Explorador de ficheiros do Windows 10. Mas há...

Microsoft Edge ganha mais uma arma contra o Chrome!

O novo Microsoft Edge é baseado no Chromium, ou seja, no motor do Google Chrome. Isto trouxe-lhe muitas novidades. No entanto, ainda faltam outras....