ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se passa?

Em dezembro passado, uma informação avançada pelo conhecido jornal New York Times revelou como uma aplicação de conversação que estava a ganhar força em todo o mundo era utilizada como ferramenta de espionagem pelos Emirados Árabes Unidos (EAU). Apesar do ToTok ter sido removido inicialmente pela Apple e pela Google, a Play Store posteriormente voltou a integrar este serviço de mensagens. Agora parece que esta app voltou a desaparecer da loja Android.

ToTok volta a desaparecer da Google Play Store! O que se passa?

De facto, o ToTok já não aparece na Play Store quando efetuamos uma pesquisa. Isto embora existam vários clones.

ToTok

O ToTok é utilizado no Médio Oriente, Europa, Ásia, África e América do Norte, tornando-se recentemente numa das aplicações sociais mais descarregadas nos Estados Unidos. Segundo o NYT, o governo dos Emirados Árabes Unidos conhece “todas as conversas, movimentos, relacionamentos, nomeações, sons e imagens” de todos os que utilizaram esta aplicação.

“O ToTok é uma ferramenta projetada de forma inteligente para vigilância em massa, de acordo com a análise técnica”, relatou o NYT. “Funciona como muitas outras aplicações para sistemas Apple e Android que acompanham a localização e os contactos dos utilizadores.”

- Advertisement -

Esta aplicação foi desenvolvida oficialmente pela Breej Holding, mas o NYT acredita que isto seja provavelmente uma fachada. De facto, afirma que o ToTok pertence realmente à DarkMatter: uma empresa de hackers baseada em Abu Dhabi. Assim, a empresa é composta por oficiais de inteligência dos Emirados Árabes Unidos, ex-funcionários da Agência de Segurança Nacional (NSA) e ex-agentes de inteligência militar israelita.

Esta aplicação começou por ter muito sucesso nos Emirados Árabes Unidos. É que o governo local bloqueia determinadas funcionalidades em aplicações como o WhatsApp e o Skype. O ToTok chegou a ter o suporte da fabricante chinesa Huawei depois desta empresa ter promovido lá fora esta app numa publicação recente no Facebook.

Resta agora percebermos porque motivo a Google voltou a retirar esta app, depois de a ter voltado a disponibilizar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.