Mesmo que utilize uma impressora todos os dias, é fácil esquecer o quão sofisticados estes equipamentos se tornaram. Com apenas um clique, é possível imprimir praticamente tudo — desde documentos simples a imagens com qualidade profissional e elevada precisão. No centro desta qualidade está um elemento essencial: a tinta. E, à medida que vai usando a impressora, será inevitável ter de substituir os tinteiros. Mas qual escolher? Deve optar pelos cartuchos da marca ou por alternativas compatíveis de outras empresas? Se escolher tinteiros compatíveis é provável que o fabricante da sua impressora não fique satisfeito — e há uma razão para isso.
Fabricantes não querem que utilize tinteiros compatíveis. Porquê?
Uma das maiores vantagens das tintas de marcas alternativas é o preço. Muitas vezes, é possível encontrar cartuchos compatíveis a metade do custo dos originais. Em alguns casos até menos. No entanto, os fabricantes de impressoras fazem de tudo para desencorajar os consumidores de usarem estas opções mais baratas. Por exemplo, a HP já foi acusada de lançar atualizações de software que bloqueiam ou causam erros quando detectam cartuchos não oficiais.
As marcas perdem dinheiro quando utiliza tinteiros compatíveis de outras empresas
A verdade é que a maior parte das fabricantes de impressoras não lucra com a venda do equipamento em si. Em muitos casos, até vendem as impressoras com prejuízo. Por isso, não é incomum encontrar modelos por menos de 100 euros — alguns até abaixo dos 50. Este é o conhecido modelo de negócio da “lâmina e do cabo”, onde o verdadeiro lucro vem da venda dos consumíveis (tinteiros) ao longo da vida útil da impressora. Assim, quando escolhe uma tinta compatível mais barata, essas empresas perdem uma fonte importante de receita.
Estas marcas muitas vezes alertam para os possíveis riscos de usar cartuchos não oficiais: menor qualidade de impressão, menos páginas por cartucho, maior probabilidade de falhas, entre outros. No entanto, na prática, é raro notar uma grande diferença. Estes avisos servem sobretudo para criar receio no consumidor e incentivá-lo a comprar os produtos da marca.