Como deve saber, apesar de não ser algo que nos afete diretamente, TikTok esteve de facto “banido” durante algumas horas nos Estados Unidos. Entretanto, com alguma ajuda de Donald Trump, a aplicação voltou e parece estar para se aguentar mais uns tempos.
Mas, nem tudo é perfeito.
TikTok voltou mas vai continuar fora da loja da Apple.
Portanto, segundo o que consta, o TikTok não está disponível na App Store da Apple, e ao que tudo indica, a não ser que as coisas mudem, nunca mais vai voltar à loja de apps do iPhone.
Sim, é verdade que o novo Presidente dos Estados Unidos (Donald Trump), assinou documentação que adia a proibição do TikTok durante 75 dias. O que claro está, tem dado origem a uma montanha-russa onde ninguém sabe qual é a estação de destino. Uma montanha-russa onde também podemos encontrar a Google e Apple, que são as duas entidades que mais distribuem a App a uma escala global.
Mas, segundo a Apple, enquanto o TikTok estiver sob a tutela da ByteDance, não vai voltar à App Store da Apple, nem à Play Store do ecossistema Android. De facto não é apenas o TikTok, são todas as apps desenvolvidas e distribuidas pela ByteDance.
“A Apple é obrigada a seguir as leis da região onde opera. Assim, de acordo com a Lei de Proteção contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros, as apps desenvolvidas pela ByteDance Ltd. e suas subsidiárias – incluindo TikTok, CapCut, Lemon8 e outros – não estarão disponíveis para download ou atualizações na App Store para utilizadores nos Estados Unidos a partir do dia 19 de janeiro de 2025.”
“Para esclarecer a confusão, embora Donald Trump tenha assinado uma ordem executiva, que protege o TikTok e seus parceiros de uma proibição por 75 dias. Vários especialistas afirmam que a lei federal permanece em vigor, independentemente da ordem executiva de Trump. A única exceção para que o TikTok continue a funcionar nos EUA é se o novo Presidente eleito conseguir provar ao Congresso que a plataforma de carregamento de vídeos cortou os seus laços com a ByteDance e é agora propriedade de uma entidade americana.”
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.