Adobe lança ferramenta de IA generativa de texto para música!

Parece que todos os dias uma empresa revela uma nova ferramenta de IA generativa para “ajudar” os criadores no processo criativo. Desta vez, a Adobe acaba de revelar um gerador de texto para música. Trata-se de uma ferramenta que gera música e ajuda na edição dessa música para projectos.

Adobe lança ferramenta de IA generativa de texto para música!

Muitas das grandes empresas têm vindo a lançar as suas próprias ferramentas de IA. Nesta altura, podemos ter quase a certeza de que a maioria das empresas cujos produtos utilizamos no nosso quotidiano entraram na moda da IA. O facto de a Adobe ter entrado na IA é um pouco irónico, porque é outro exemplo de uma empresa que apoiou criadores humanos durante anos a render-se à inteligência artificial.

Isto era inevitável, uma vez que praticamente todas as indústrias criativas já viram as suas ferramentas de IA generativa. Os escritores têm de lidar com o ChatGPT, os artistas têm de lidar com o DALL-E e, em breve, os cineastas vão ter de lidar com o Sora. Agora, é a vez dos músicos.

texto para música

A Adobe acaba de anunciar um novo produto chamado Project Music GenAI Control. Nesta altura, já todos sabemos como é. Trata-se de uma ferramenta que permite aceder a um campo de texto, introduzir texto e o modelo gera música. A Adobe deu alguns exemplos em que uma pessoa pode introduzir uma mensagem de texto como “rock poderoso”, “jazz triste” ou “dança feliz” e a ferramenta gera música com base nisso.

- Advertisement -

Entretanto nessa altura, a Adobe afirma que o seu gerador de texto para música fornecerá ferramentas para ajudar a editar essa música. Os utilizadores verão então uma interface para remisturar e remodelar a música de acordo com os seus gostos.

Neste momento, a Adobe ainda está a desenvolver esta ferramenta. A Adobe associou-se a colegas da Universidade da Califórnia, em San Diego, e a colegas da Escola de Ciências Informáticas da Universidade Carnegie Mellon para a desenvolver.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.