Quando se fala de carros elétricos, temos obviamente de falar da Tesla, uma das primeiras fabricantes a apostar forte e feio neste segmento, e que na verdade continua na vanguarda tecnológica deste mesmo mercado.
Dito isto, há alguns meses atrás, ficámos a saber que a Tesla iria trocar a Intel pela AMD, como principal fornecedora de processadores (APUs), de forma a dar mais algumas capacidades multimédia aos seus automóveis. Algo, que na altura, até fez várias capas de jornais, devido à capacidade que os carros passariam a ter, de jogar jogos AAA como é o caso de Witcher 3.
Pois bem, estes APUs estão agora a dar problemas para a Tesla.
Oops? Tesla vai ter de ‘corrigir’ 130 mil carros equipados com processadores AMD
Portanto, a grande maioria dos automóveis equipados com APUs AMD, está a sofrer com sobreaquecimento. Estamos assim a falar do Model 3 2022, do Model S 2021-2022, do Model X 2021-2022 e ainda do Model T 2022.
Que processador é este? Bem, estamos a falar de um APU AMD Ryzen, muito similar ao que equipa as consolas de nova geração, responsável pelo sistema de entretenimento do carro. Um processador que veio para o lugar de um Atom da Intel.
No entanto, ao contrário dos automóveis equipados com processadores Intel, os novos carros Tesla parecem sobreaquecer os APUs, quando é iniciado um processo de carga rápida. Isto faz com o que o sistema de entretenimento encrave, ou reinicie.
Por isso, a Tesla vai lançar uma atualização OTA (Over-The-Air), gratuita, de forma a controlar a temperatura do processadores neste caso específico.
Em suma, é um problema estranho, que felizmente só acontece com o carro parado, e que pelos vistos, tem fácil resolução. Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!