Pois bem, alguns dias após um “acerto” nas autonomias esperadas da grande maioria dos automóveis Tesla, eis que a mais recente oferta da gigante Norte-Americana acabou de falhar um teste de autonomia.
Poderia ser uma falha pouco grave, de meros pontos percentuais… Mas não! A pickup Tesla Cybertruck falhou o número que a fabricante avançou em 20%.
Tesla “enganou-se” na autonomia dos seus carros?
A Tesla sempre foi algo de muitas críticas, algumas infundadas, enquanto outras são bastante “justas”. Isto é especialmente verdade com a Cybertruck, que infelizmente chegou ao mercado mais cara, e com menos autonomia do que aquilo que tinha sido prometido há alguns anos atrás (2019).
Estas coisas acontecem! Uma empresa entusiasma-se, promete demasiado, e depois falha no produto final. O problema mais sério está quando a empresa já baixou as expetativas, mas depois acaba por também falhar o “novo” número. Foi isto que aconteceu a uma versão Dual-Motor da carrinha Tesla Cybertruck, ao chegar apenas a mais ou menos 80% da autonomia prometida (408km).
Estamos a falar de uma bateria de 123kWh a conseguir oferecer apenas cerca de 400 quilómetros dos 100% aos 0%. Claro que as baixas temperaturas que se vivem podem ter influência no resultado final, bem como o estilo de condução do YouTuber. Mas… Segundo as notas do teste, foi tudo feito numa temperatura ambiente de 8~10ºC! O que levanta uma questão… O que acontece à bateria em situações mais frias, como é por exemplo as temperaturas atuais em Portugal (~3ºC), ou temperaturas ainda mais baixas em países onde costuma nevar.
Como dissemos em cima, foi há alguns dias que a Tesla decidiu baixar as autonomias estimadas de todos os Model Y, S e X, para números um pouco mais realistas. Porém, os números da Cybertruck não foram mexidas… Talvez esteja na hora de ser!