Terça-feira, Setembro 23, 2025

Como é que o seu telemóvel sabe tanto sobre si?

Já alguma vez falou de um produto e, minutos depois, apareceu-lhe um anúncio sobre ele? Ou começou a ver sugestões de medicamentos depois de uma dor de estômago? É natural pensar que o telemóvel o está a ouvir mas será mesmo assim? A boa notícia é que, a menos que seja alvo de spyware avançado, o seu smartphone não está a gravar conversas nem a espiar por vídeo. Isso gastaria demasiada bateria e nem seria eficaz. No entanto, há algo ainda mais inquietante. O seu telemóvel sabe muito sobre si mesmo sem usar microfone ou câmara.

Como é que o seu telemóvel sabe tanto sobre si?

A forma como usa as apps diz mais do que imagina

A maioria das apps não precisa de o ouvir para o conhecer. Basta observar como interage com elas. Quanto tempo vê um vídeo antes de passar ao próximo? Onde toca no ecrã? Quão rápido navega?

Plataformas como o TikTok ou Instagram usam esses dados para ajustar o conteúdo e os anúncios. Até conseguem perceber se tem mais ou menos literacia digital, com base na velocidade e hesitação nos seus toques. Tudo isto serve para o envolver mais… e influenciar as suas decisões.

Está na hora de apagar estas apps do telemóvel!, alerta android: milhões de telemóveis em risco com estas apps!

As redes à sua volta também são monitorizadas

Mesmo quando não está ligado a uma rede Wi-Fi ou dispositivo Bluetooth, o telemóvel está constantemente a procurar sinais à volta. Essa atividade gera dados que, por vezes, até se vendem ou usam para fins questionáveis.

A forma como escreve revela o seu estado de espírito

Entretanto escreve rápido e com erros? Pode estar nervoso. Escreve devagar e hesitante? Talvez esteja cansado ou inseguro. Muitos teclados e apps registam a sua forma de escrever, mesmo que apague o que escreveu. É possível até inferir traços de personalidade ou emoções e isso pode ser usado para lhe mostrar certos tipos de publicidade.

O seu telefone sabe quando dorme e quando acorda

Mesmo sem smartwatch, o seu telefone consegue detectar os seus padrões de sono com base na inatividade, ausência de toques ou movimentos captados pelo acelerómetro (o sensor de movimento). Em alguns casos, consegue até estimar em que fase do sono está, consoante os movimentos que faz na cama.

O seu telemóvel é uma ferramenta poderosa mas também uma máquina de recolha de dados. Mesmo sem o microfone ou a câmara, sabe mais sobre si do que imagina. A boa notícia? Pode limitar o acesso nas definições, desativar permissões e reduzir o rastreamento.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙