É raro vermos atualmente uma pessoa sem estar com o seu smartphone. De facto, dependemos cada vez mais destes equipamentos para tudo. Inclusivamente para pagamentos e entradas em determinadas eventos e até para acompanharmos aspetos importantes da nossa saúde. No entanto há aqui uma questão interessante. É que aquele dispositivo que até nos pode ajudar a estarmos saudáveis graças a uma série de apps pode estar a prejudicar-nos de outra forma. De facto e de acordo com um novo estudo já viu o que o telemóvel está a fazer ao seu coração?
Muitos investigadores têm-se concentrado na forma como a utilização do smartphone afeta a saúde mental. Mas a verdade é que este dispositivo pode também afetar a sua saúde física!
Problemas cardíacos
Um estudo de 2024 concluiu que a utilização regular do telemóvel está associada a um maior risco de doença cardiovascular (DCV).
Os investigadores definiram a utilização “regular” do smartphone como a utilização do telemóvel para fazer uma chamada pelo menos uma vez por semana. No entanto, quanto mais tempo as pessoas passavam ao telemóvel, maior era o risco. As pessoas que passavam 6 ou mais horas por semana ao telemóvel tinham um risco 21% maior de doença. Dada a prevalência da utilização de smartphones nos dias que correm, pode pensar-se que a utilização “regular” de smartphones é provavelmente mais do que uma vez por semana, e 6 horas por semana pode não parecer muito. Os investigadores perguntaram a mais de 400 000 pessoas sobre a sua utilização de smartphones entre 2006 e 2010, antes do aumento da popularidade dos smartphones.
A utilização de telemóveis também foi associada à espessura da carótida, que é um indicador de aterosclerose. A aterosclerose é uma condição em que as artérias têm uma acumulação de placas que pode aumentar o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. O sono deficiente, o sofrimento psicológico e o neuroticismo também desempenharam um papel na ligação.
A utilização de smartphones está associada a hábitos pouco saudáveis
A utilização do telemóvel pode estar associada à formação de hábitos pouco saudáveis que podem conduzir a doenças cardíacas. Num artigo publicado em 2016 no Saudi Medical Journal, os investigadores inquiriram mais de 2.000 estudantes universitários sobre a utilização do seu smartphone. Dos estudantes que passavam mais de oito horas por dia ao telemóvel, 43% disseram que dormiam menos e tinham menos energia no dia seguinte. Os grandes utilizadores de smartphones também comiam mais fast food, ganhavam peso e faziam menos exercício. Uma dieta pouco saudável, a obesidade e um estilo de vida sedentário aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Para além disso o tempo de ecrã também pode estar associado à sua pressão arterial. As pessoas que passavam mais de 6,5 horas por dia nos seus smartphones tinham um maior risco de ter uma pressão arterial elevada.
Sabia deste impacto do telemóvel no seu coração?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!