Não remova smartphones antigos no localizar o meu dispositivo

A funcionalidade “localizar o meu dispositivo” nos smartphones e tablets pode ser um salva-vidas em caso de perda ou roubo. No entanto, mesmo que não esteja a utilizar ativamente alguns smartphones antigos e esteja apenas a ganhar pó, não remova do localizar o meu dispositivo!

Não remova smartphones antigos no localizar o meu dispositivo

Posso localizar e recuperar os meus dispositivos

Uma das principais razões pelas quais não deve remover nenhum dos meus dispositivos antigos é para efeitos de localização e recuperação. Mesmo que não utilize alguns destes dispositivos regularmente, continuam a servir como opções de cópia de segurança ou passam-se a familiares. Como resultado, os meus dispositivos antigos acabam por vezes em locais inesperados – como uma gaveta esquecida no escritório ou deixados para trás na casa de um amigo.

não remova smartphones antigos do encontrar o meu dispositivo

Bloquear remotamente o dispositivo e apagar dados

No caso de um dos dispositivos ser roubado ou perdido, o facto de estar registado no “localizar o meu dispositivo” permite bloqueá-lo remotamente de imediato. Esta funcionalidade ajuda a evitar o acesso não autorizado, definindo um código de acesso ou bloqueando o ecrã, mesmo que já não tenha o dispositivo fisicamente. Se acreditar que o dispositivo está perdido e não foi roubado, pode também apresentar uma mensagem personalizada no ecrã com informações de contacto para a sua devolução, mantendo o resto dos dados seguros.

Mantém o bloqueio de ativação para segurança

Remover o telemóvel ou tablet Android antigo do “localizar o meu dispositivo” através da remoção da conta Google também desativa a FRP (Proteção de reposição de fábrica). Por este motivo, não o remova mesmo que o tenha perdido e o tenha apagado remotamente.

Acesso ao IMEI para recuperação

Entretanto o número IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um identificador único para cada dispositivo móvel e pode ser incrivelmente útil em situações de recuperação. Manter os dispositivos antigos na lista “localizar os meus dispositivos” permite-lhe recuperar informações críticas como o IMEI.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também