Nos dias de hoje, é fundamental ter atenção redobrada à informação pessoal que partilhamos online e aos termos de utilização que aceitamos. Os ataques estão a tornar-se mais frequentes e sofisticados, e já não basta confiar apenas no facto de uma aplicação estar disponível numa loja oficial como a App Store ou a Google Play. Algumas conseguem ultrapassar os controlos iniciais e esconder malware perigoso. É por esse motivo que milhões de telemóveis estão em risco!
Alerta Android: milhões de telemóveis em risco com estas apps!
Por isso, é essencial ter precaução com as aplicações que instalamos nos nossos dispositivos. Segundo um relatório recente da Integral Ad Science, todos os meses são descarregadas cerca de 2,5 milhões de aplicações potencialmente perigosas. Muitas vezes, basta instalar uma vez para que o dispositivo fique comprometido. No entanto, há sinais de alerta que podem ajudar a evitar estas ameaças.
Uma das mais recentes ameaças identificadas foi apelidada de Caleidoscópio. O nome não é por acaso — trata-se de um malware que se transforma constantemente para escapar à deteção e à análise.
O esquema começa com a publicação de aplicações aparentemente inofensivas na Play Store, sem qualquer código malicioso. Mais tarde, os criminosos criam cópias adulteradas que distribuem através de lojas de apps não oficiais. Os utilizadores são atraídos por anúncios colocados em redes sociais e outras plataformas que aparentam ser legítimas.
Os atacantes aproveitam-se do pouco controlo por parte de quem gere as campanhas publicitárias, fazendo com que anúncios destas versões maliciosas cheguem a milhares de dispositivos. Estas aplicações começam então a apresentar anúncios invasivos em ecrã inteiro, até sem qualquer ação por parte do utilizador, camuflados como se fossem da aplicação original.
A Google já confirmou que removeu as aplicações identificadas da Play Store. Também que o serviço Play Protect irá proteger os utilizadores das versões reconhecidas desta ameaça. No entanto, este problema está mais ligado ao chamado “sideloading” — a instalação de apps a partir de fontes externas à loja oficial.
Se costuma instalar aplicações manualmente ou fora das lojas oficiais, o melhor é rever a lista abaixo com os nomes das apps comprometidas e eliminar imediatamente qualquer uma que tenha no seu telemóvel.
Apps que tem de apagar:
chemistry.chemistry.chemistry
com.carromboard.friends.game
com.citiesquiz.nearme.gamecenter
com.herocraft.game.birdsonwire.freemium
com.herocraft.game.dragon_and_dracula.free
com.herocraft.game.free.mig29
com.herocraft.game.freemium.catchthecandy
com.herocraft.game.lite.st_ussr_usa
com.herocraft.game.raceillegal
com.herocraft.game.treasuresofthedeep
com.herocraft.game.yumsters.free
com.JDM4iKGames.Daily86
com.onetouch.connect
com.pro.drag.racing.burnout
com.secondgames.dream.football.soccer.league
com.shake.luxury.prado.car.parking.simulator
com.tedrasoft.enigmas
com.tuneonn.bhoot
com.tuneonn.lovehindi
com.tutu.robotwarrior
com.zddapps.beautytips
com.zddapps.totke
com.zombiehunter.offline.games.fps.shooter
constitution.indian.constitution
environment.ecology.environment
formula.math.formulas
indian.geography.geography
physics.physics.physics
com.temperament.nearme.gamecenter
math.Mathematics.exam.math
english.idioms.english.phrases
history.indian.history.hindi
com.businessquo.nearme.gamecenter
connect.dots
english.preposition.english.preposition
english.conversation.english.conversation
science.ncert.science
com.herocraft.game.free.medieval
biology.biology.biology
com.herocraft.game.ww2