Tecnologia Usada ou Recondicionada? Vai ficar mais cara!

A lei da oferta e da procura não se cinge apenas ao mundo dos produtos comprados em loja, quando ainda estão novinhos em folha, e como tal ainda embalados em plástico. Esta lei pode ser aplicada… Sempre!

Por isso, se tudo vai aumentar como consequência direta da crise dos chips de memória RAM, podes ter a certeza que nos mercados paralelos vamos ver algo de muito parecido a acontecer.

Feliz ou infelizmente. É assim que as coisas funcionam.

Tecnologia: Usados e Recondicionados vão ficar mais caros!

Portanto, há alguns dias atrás, afirmei que pode ser uma excelente ideia começar a olhar para tecnologia com 1 ou 2 anos, seja ela nova, usada ou recondicionada. Isto porque o mercado está estagnado, a evolução é muito pouco palpável, mas os preços continuam a subir.

Assim, como agora temos uma nova crise a tocar à campainha, pode fazer todo o sentido olhar para produtos que acabam por ser equivalentes, mas muito mais baratos no mundo dos usados/recondiconados. Aqui estou a falar de smartphones, tablets, portáteis, etc… É um mercado cada vez maior, e de facto, com cada vez mais valor.

Afinal de contas, se os produtos novos vão ser iguais, e em alguns casos até mais limitados em várias especificações técnicas. Será que vale mesmo a pena?

Mas, como é óbvio, da mesma forma que os carros usados encareceram durante a pandemia provocada pelo COVID-19, porque não havia carros novos para entrega… É muito provável que algo de muito similar aconteça no lado da tecnologia.

Ou seja, se a procura por material usado e recondicionado aumenta, o preço também vai aumentar.

Aliás, o aumento até pode ser mais rápido, porque a oferta nestes mercados é muito mais reduzida. Especialmente se estiveres à procura de material em muito bom estado.

Por isso, volto a dizer, a melhor altura para comprar é agora. Entre 2026 e 2028, as coisas vão ficar muitíssimo estranhas.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também