Sábado, Julho 26, 2025

Tecnologia nos carros modernos: nem tudo o que é novo é melhor

A tecnologia nos automóveis tem evoluído a um ritmo impressionante, e isso é, na grande maioria das vezes, uma excelente notícia. Temos mais segurança, mais eficiência, mais conforto. Mas há casos em que a inovação parece existir apenas porque sim.

Ou melhor, porque dá nas vistas, ou porque pura e simplesmente parece futurista. Ou seja, isto significa que, pode não melhorar a experiência de condução. Aliás, pode até piorar.

Tecnologia nos carros modernos: nem tudo o que é novo é melhor

Os padrões existem, e por vezes existem durante muitos e longos anos, porque funcionam… Garantem funcionalidade e qualidade em todos os momentos.

Dito tudo isto, um exemplo gritante daquilo que quero dizer, são os ecrãs que substituem espelhos. Sim, os espelhos. Aquela invenção básica, eficaz, barata e universal. Um padrão que funciona há décadas e que toda a gente sabe usar sem pensar duas vezes.

polestar 4: o elétrico mais estranho e interessante de 2025? rascunho

Mas, seja para tentar melhorar, ou para tentar fazer algo diferente, começaram a aparecer carros onde o espelho retrovisor interior é, na verdade, um ecrã.

Ou seja, em vez de veres o que está atrás através de um vidro, estás a olhar para algo que uma câmara captou. O que é “giro”, mas pode tmabém ser perigoso.

É que um ecrã vai ter sempre uma “latência”. Ou seja, o que está a acontecer no ecrã não é imediato. Aconteceu há meio segundo atrás. Isso mete medo. Além disso, depois de muitos anos a olhar para um reflexo, a realidade é que já estamos habituados a isso. Olhar diretamente para um ecrã, ou para um espelho, não é a mesma coisa.

Além do retrovisor, agora também temos espelhos laterais que são sensores.

O que faz ainda menos sentido!

É que enquanto o espelho retrovisor pode ser substituído por um ecrã, porque a fabricante decidiu remover o vidro traseiro, como já acontece no caso da Polestar. No lado destes espelhos laterais transformados em ecrãs, a história já é um pouco diferente. A parte que serve de “espelho” continua lá, na rua, mas agora é um sensor que capta tudo e envia a informação para os ecrãs que vai encontrar no seu automóvel.

Giro? Sem dúvida! Mas… Prefiro espelhos… A sério!

A qualidade de imagem à noite é estranha (sensores precisam de luz, caso contrário a qualidade de imagem sofre), o ângulo também é estranho, e mais uma vez, existe uma pequena latência que também não é muito bem recebida. Ah, e claro… Se partir um destes “espelhos”, bem… Tente não arrancar cabelos.

Há vantagens?

Sim, estes ecrãs trazem novas animações, que lhe dão informação importante. Mas, de certa forma, isto já existe nos espelhos modernos.

A inovação é bem-vinda quando resolve problemas reais. Mas há uma linha ténue entre o progresso e o gadgetismo puro. Temo que isto seja perder mais do que aquilo que podíamos ganhar.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também