O seu tablet pode ter uma nova vida sem ter de apagar tudo!

A maioria das pessoas não dispensam os smartphones para tudo. No entanto, também há aquelas que em casa, ou até fora dela, preferem a comodidade de um tablet. De facto, dão muito jeito quer seja para jogar, para ver séries e em alguns casos até para trabalhar. No entanto há um problema inerente aos tablets. Tendem a ficar lentos com o passar do tempo. Depois as pessoas acabam por os arrumar na gaveta e voltarem para os telemóveis por serem mais rápidos. No entanto e para o voltar a utilizar sem problemas vamos dizer-lhe como o seu tablet ter uma nova vida sem ter de apagar nada!

O seu tablet pode ter uma nova vida sem ter de apagar tudo!

De facto, não precisa de fazer uma reposição de fábrica do seu tablet para o trazer de volta ao seu melhor. Ao avaliar as coisas de que já não precisa e ao dar prioridade ao essencial, pode simplificar a experiência de utilização do seu tablet. Se notou uma diminuição da eficiência vamos ajudar a melhorar o desempenho e a experiência do utilizador.

- Publicidade -

Eliminar aplicações não utilizadas é a primeira forma de acelerar o seu tablet

A solução mais fácil e direta para melhorar o desempenho é eliminar as aplicações que já não utiliza. Estas podem incluir ferramentas que instalou para uma utilização única ou jogos de que deixou de gostar. As aplicações não só ocupam espaço de armazenamento, como também funcionam em segundo plano, consumindo recursos do sistema. Nos tablets Android, toque sem soltar no ícone de uma aplicação e, em seguida, arraste-o para a parte superior onde diz “desinstalar”.

tablet uma nova vida, tablet uma nova vida

Em alternativa, no Android, pode navegar para Definições > Aplicações > Ver todas as aplicações. Embora os nomes exactos dos menus possam diferir de dispositivo para dispositivo, aqui poderá ver todas as suas aplicações instaladas e a quantidade de armazenamento que estão a ocupar. Pode selecionar aplicações individuais para ver mais informações ou para as desinstalar.

Reorganizar a disposição do ecrã inicial

Com o tempo de ecrã a crescer exponencialmente, é seguro dizer que os nossos telemóveis e dispositivos digitais se tornaram a nossa segunda casa, pelo que é do seu interesse manter este local o mais arrumado e livre de desordem possível. Tanto o Android como o iPadOS oferecem formas de dar personalidade aos seus ecrãs inicial e de bloqueio. O primeiro passo deve ser reorganizar as suas aplicações de forma a facilitar o acesso às coisas que mais utiliza.

A utilização de pastas para organizar aplicações pertencentes às mesmas categorias é também uma excelente forma de organizar o seu tablet. Pode ter uma pasta cheia de aplicações para fins sociais, de trabalho, escolares e outros, colocada mesmo no seu ecrã inicial. Alguns tablets Android, como os da Samsung, permitem-lhe criar pastas na gaveta de aplicações para níveis de organização ainda maiores.

Transferir fotografias e vídeos para a cloud

Apesar de as aplicações serem o item mais acedido nos nossos tablets, as fotografias e os vídeos são os que tendem a ocupar mais espaço. Com o tempo, as bibliotecas de fotografias ficam cheias de centenas de capturas de ecrã desorganizadas que já não servem para nada. Pode criar álbuns e organizar as suas fotografias para uma melhor experiência, mas se estiver a ficar com pouco espaço de armazenamento, as suas únicas opções reais são livrar-se delas para sempre ou transferi-las para a nuvem.

Fotos Google, Gmail e Google Fotos purga, Google Fotos multas, ganhar espaço no Google Fotos, perder imagens no Google Fotos

Felizmente, existem algumas aplicações fantásticas para fazer cópias de segurança das suas fotografias e vídeos que deseja manter. O Google Fotos vem pré-instalado em muitos tablets Android e oferece 15 GB de espaço gratuito na nuvem que é partilhado com outros produtos Google. É uma excelente ferramenta para procurar fotografias de pessoas, animais de estimação ou locais.

Limpar ficheiros duplicados

É possível criar, editar e armazenar inúmeros tipos de ficheiros nas máquinas modernas. A compatibilidade entre diferentes plataformas permite-lhe transportar documentos PDF ou apresentações PowerPoint em qualquer lugar e, embora esta comodidade seja uma dádiva de Deus, também leva a uma acumulação de lixo ao longo do tempo.

tablet uma nova vida

O Android dá aos seus utilizadores acesso total ao sistema de gestão de ficheiros, que, embora pareça complicado, é ótimo para organizar ficheiros e pastas. Há uma infinidade de aplicações de gestão de ficheiros para Android à escolha, ou pode optar pelo navegador de ficheiros pré-instalado para fazer o trabalho.

Se estiver a lidar com muitos ficheiros multimédia duplicados, o que pode acontecer quando está a restaurar a partir de outro dispositivo, a Apple facilita a eliminação de fotografias e vídeos duplicados no iPad. A aplicação Files by Google tem uma ferramenta de limpeza que faz o mesmo, ou pode localizar e eliminar manualmente ficheiros inúteis num tablet Android.

Configurar notificações de aplicações

Com cinco plataformas de redes sociais diferentes, três serviços de entrega e inúmeras outras aplicações instaladas no seu tablet, há uma boa hipótese de ser inundado com notificações todos os dias. Embora sirvam o propósito de o avisar de novas mensagens ou actualizações a verdade é que a maioria das aplicações explora esta funcionalidade e acaba por o bombardear com anúncios ou notificações inúteis. Para além disso isto sobrecarrega a memória.

tablet

Embora possa utilizar o modo Não incomodar no seu tablet para evitar esta confusão, é mais uma solução temporária. Os tablets com Android dão-lhe um controlo granular sobre o seu sistema de notificações. Não só é possível desativar completamente as notificações de aplicações no Android, como também é possível escolher o tipo de alertas que uma aplicação pode enviar. Desta forma, pode receber atualizações e mensagens importantes enquanto bloqueia conteúdo promocional. Também é possível personalizar as notificações que são enviadas para o ecrã de bloqueio. Isto é ideal se preferir um aspeto mais limpo quando o dispositivo está bloqueado.

Com tudo isto há de conseguir uma nova vida para o seu tablet.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.