Switch 2: chip da NVIDIA com GPU Ampere (RTX 30)

A Nintendo ainda não abriu o jogo totalmente sobre o hardware da nova Switch 2, mas graças ao trabalho da Digital Foundry, já sabemos o que vai dar vida à sucessora da consola híbrida mais vendida de sempre.

  • Spoiler: vem aí potência, e até suporte para DLSS com 4K e 120 fps!

Switch 2 com alma de RTX 30!

switch 2 podia ter sido super switch. mas não!

Portanto, de acordo com as mais recentes investigações da Digital Foundry, a Switch 2 vai contar com um processador NVIDIA T239 personalizado. Trata-se de uma variante adaptada do T234, um SoC usado em carros autónomos, mas agora com o foco totalmente voltado para os videojogos.

Ou seja, a Switch 2 vai basear-se na arquitetura Ampere, a mesma que dá vida aos GPUs RTX 30, com algumas limitações, claro. Ainda assim, isso já é mais do que o suficiente para fazer mossa no mercado das portáteis.

Especificações técnicas reveladas (ou quase)

Componente T234 (Base) T239 (Switch 2)
CPU 12x ARM A78AE 8x ARM A78C
Clock CPU 1.43 GHz ~1.1 GHz (estimado)
CUDA Cores 2048 1536
RAM LPDDR5 256-bit LPDDR5 128-bit
Largura de banda 204 GB/s ~102 GB/s (estimado)

 

Estes números colocam a nova Switch 2 num patamar semelhante ao da PS4 em termos de performance bruta. Mas a diferença é que a consola da Nintendo vai ter truques modernos como o DLSS (Deep Learning Super Sampling) da NVIDIA. O que pode permitir 4K e até 120 fps com a ajuda da IA. Isto com uma qualidade de imagem um pouco acima da velhinha PS4, e claro, muito longe de uma fonte de energia.

E agora? Verão promete com a chegada da Switch 2!

Apesar de não ter o poder bruto de uma PS5 ou Xbox Series, a nova Switch 2 está finalmente a trazer a Nintendo para um campeonato mais competitivo em termos técnicos. Isto significa que vamos ter muitos mais jogos fora do “normal”, o que poderá ser mesmo muito interessante, porque nunca aconteceu dentro do Universo Nintendo.

Conclusão? Se tudo correr como previsto, a segunda metade de 2025 vai ser explosiva em novos lançamentos AAA também na consola da Nintendo. A época de “versões capadas” está finalmente a chegar ao fim.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...