SSDs de 1000TB? Vai ser normal em 2030!

Ainda se lembra dos tempos em que considerava 1GB (Giga) uma quantidade obscena de memória? Pois bem, hoje em dia, sacar um ficheiro único, deste tipo, é completamente banal, ao demorar apenas alguns segundos, muito graças à velocidade da Internet que temos ao nosso dispor.

Aliás, muito honestamente, nos tempos que correm, em que o 4K é cada vez mais a normal, até 1TB (Tera) já parece pouco, apesar de ainda ser o padrão da grande maioria dos portáteis novos que vão chegando às prateleiras.

Pois bem, nos próximos 7~8 anos, as coisas vão mudar, e bem. Tudo muito graças aos esforços da SK Hynix, Micron, e claro, da Samsung, no mundo do armazenamento.

SSDs de 1000TB? Vai ser normal em 2030!

Samsung, 990 Pro

Portanto, a Samsung apresentou o seu planeamento futuro para o mundo dos SSDs, e sejamos honestos, parece algo absolutamente incrível! Afinal de contas, a gigante Sul Coreana está a planear lançar chips V-NAND com 1000 camadas empilhadas umas em cima das outras. Sabe o que isto significa? É simples, muito e bom armazenamento!

- Advertisement -

Para ter noção do estado atual da coisa, a SK Hynix e Micron estão a reinar no mercado de armazenamento com os seus recentes desenvolvimentos que trouxeram para cima da mesa chips V-NAND com 238 e 232 camadas. Algo que vai possibilitar abrir as portas ao novos SSDs super rápidos, agora baseados no padrão PCIe 5.0. (Caso não saiba, não falta muito para termos SSDs capazes de oferecer velocidades à volta dos 14 GB/s, nas prateleiras).

Mas mais concretamente, tudo isto significa que já podemos imaginar SSDs com uma incrível capacidade de armazenamento de 1PB. Sim, leu bem, Petabyte! 

Óbvio que este tipo de drive vai ser mais aliciante para servidores, e afins, mas até no lado do consumo vamos começar a notar um incrível crescimento na capacidade de armazenamento. Com o custo por GB a descer ainda mais, e a ser completamente normal, e até banal, ver smartphones ‘base’ com 512GB, ou 1TB de espaço disponível.

Aliás, a própria Samsung está agora pronta a lançar chips TLC V-NAND com 1TB em 2022, com os primeiros chips com 2TB a chegarem em 2024, e por aí adiante… Ou seja, vamos dizer olá aos chips de 4TB em 2026, 8TB em 2028, e finalmente 16TB em 2030.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.