Durante a semana, falámos bastante sobre o preço dos chips DRAM, que claro está, servem de base a qualquer tipo de memória RAM que vê no mercado, seja em computadores, em consolas, em smartphones, ou até em pequenos relógios inteligentes. Porém, estes não são os únicos chips no mercado a cair de preço.
Caso não saiba, a memória NAND Flash também está a sofrer com baixa procura e excesso de stocks em armazém, o que claro está, levou a uma desvalorização séria do componente, e consequentemente de todos os produtos que o têm como base. Aqui podemos salientar o SSD!
SSD: Vão ficar (ainda) mais baratos em 2023!
Portanto, numa altura em que se fala cada vez mais dos SSD PCIe 5.0, que como deve imaginar, apresentam outros níveis de performance (por enquanto 10~12GB/s), a verdade é que este tipo de componente está a baixar de preço a uma velocidade incrível, e por isso, extremamente interessante.
Como é óbvio, sendo uma tecnologia mais recente, o SSD PCIe 5.0 ainda é extremamente caro. Porém, se for olhar para armazenamento mais antigo, mas nem por isso muito menos rápido (PCIe 4.0 -> 7GB/s), vai encontrar muitas e boas surpresas.
Afinal de contas, o preço do armazenamento SSD já caiu 30% durante os primeiros três meses de 2023, e ao que tudo indica, vai baixar mais 15~20% nos próximos tempos.
Aliás, graças a estas quedas de preço, já é possível ver SSDs muito populares como o Samsung 990 Pro, ou WD Black NS850X a preços relativamente mais baixos, depois de se terem aguentado durante vários meses muito perto dos 200€. (O Samsung 990 Pro de 1TB já está a 145€ em Portugal, por exemplo!)
Como dissemos em cima, é esperado que os preços voltem a cair nos próximos tempos, porém, apenas até ao Verão. Depois vamos ver uma estabilização até ao final do ano. Por isso, se quer comprar um SSD, é boa ideia começar a abrir os olhos, porque temos boas oportunidades a caminho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!