Sony Xperia XZ1 e XZ1 Compact: Tudo o que precisam de saber

A Sony está a trabalhar afincadamente para reconstruir a sua área mobile e por esse motivo tem apostado forte no lançamento de novos equipamentos com alguma regularidade. Com o lançamento dos novos Xperia XZ1 e Xperia XZ1 Compact na IFA, a Sony procura conquistar os utilizadores através da câmara. Será que vai ter sucesso? Nas próximas linhas contamos tudo o que precisam de saber acerca dos novos equipamentos.

Fotografia em mobilidade

À semelhança dos anos anteriores o Xperia XZ1 e o Xperia XZ1 Compact partilham muitos dos mesmos recursos, no entanto com algumas pequenas diferenças. A maior característica em ambos os dispositivos é a nova câmara Magic Eye da Sony.

Em ambos os dispositivos, a câmara Magic Eye combina uma câmara de 19MP com um sensor Exmor RS 1/2.3” e abertura de F/2.0. A isto junta-se uma tecnologia tripla de detecção de imagem da Sony, o auto-foco híbrido preditivo e a funcionalidade de destaque do Xperia XZ Premium: vídeo de 960fps Super slow-motion. Destaca-se também a estabilização constante de cinco eixos que promete uma gravação estável de fotos e vídeos. Em paralelo, pode capturar vídeo 4K em ambos os dispositivos.

Mas a razão pela qual podem vir a estar interessados na câmara Magic Eye não são as especificações de hardware. Na realidade, é o que a Sony consegue fazer com elas. A aplicação Magic Eye permite analisar o rosto ou a cabeça dos utilizadores e, posteriormente, transformá-los em 3D. A partir daqui, existem várias opções à escolha do utilizador, incluindo a criação de papéis de parede personalizados, um efeito de Realidade Aumentada, jogos e impressão em 3D.

Já os jogadores vão poder digitalizar a face e partilharem-na na conta PlayStation para criarem um avatar original. Para os mais interessados no mundo físico, a Sony está a estabelecer parcerias com empresas de impressão 3D para a criação de uma cópia física.

Importa ainda destacar o modo de captura preditiva da Sony que tenta capturar movimentos inesperados, como o sorriso da criança, que todos os pais sabem, pode ser um pesadelo para fotografar.

Diferentes tamanhos

O Xperia XZ1 vem com um ecrã Full HDR de 5,2 polegadas que a Sony afirma oferecer um brilho até 700 nits. A Sony afirma que vai suportar a transmissão de conteúdos HDR diretamente a partir do YouTube, Netflix e Amazon Prime Video. A câmara frontal de 13MP tem um sensor Exmor RS de 1 / 3.06 com uma distância focal de 22mm que oferece um campo de visão de 90°.

Existem também 64 GB de armazenamento, opções de SIM único e duplo, LTE Cat 16 com Gigabit LTE e 4 × 4 MIMO e Bluetooth 5.0. Este equipamento possui 7,4 mm de espessura, pesa 155 gramas e tem uma bateria de 2.700 mAh que a Sony diz que deve durar mais de um dia, graças ao modo Stamina.

Tal como aconteceu nos anos anteriores, ambos os dispositivos partilham algumas especificações semelhantes que incluem o mais recente processador Snapdragon 835, 4GB de RAM, DLNA, Bluetooth 5.0, IP68 e resistência à poeira. Destaca-se também o armazenamento expansível e o vidro Gorilla Glass 5. Nos mercados globais, ambos os dispositivos vêm com um sensor de impressões digitais embutido.

Ja o Xperia XZ1 Compact vem com um ecrã de 4.6 polegadas e resolução 720p que disponibiliza um brilho até 600 nits.

É alimentado pelo processador Snapdragon 835 com 4GB de memória e vem com 32GB de armazenamento. A bateria é de 2700 mAh.

Aposta no Áudio

O áudio é uma característica chave em ambos os dispositivos que vêm com altifalantes S Force Surround voltados para a frente que trabalham com um novo amplificador inteligente. Ambos os dispositivos suportam áudio de alta resolução e vêm com suporte para DSEE HX, LDAC e ainda AptX-HD.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados