Sony Xperia XZ1 e XZ1 Compact: Tudo o que precisam de saber

5964
0
Share:

A Sony está a trabalhar afincadamente para reconstruir a sua área mobile e por esse motivo tem apostado forte no lançamento de novos equipamentos com alguma regularidade. Com o lançamento dos novos Xperia XZ1 e Xperia XZ1 Compact na IFA, a Sony procura conquistar os utilizadores através da câmara. Será que vai ter sucesso? Nas próximas linhas contamos tudo o que precisam de saber acerca dos novos equipamentos.

Fotografia em mobilidade

À semelhança dos anos anteriores o Xperia XZ1 e o Xperia XZ1 Compact partilham muitos dos mesmos recursos, no entanto com algumas pequenas diferenças. A maior característica em ambos os dispositivos é a nova câmara Magic Eye da Sony.

Em ambos os dispositivos, a câmara Magic Eye combina uma câmara de 19MP com um sensor Exmor RS 1/2.3” e abertura de F/2.0. A isto junta-se uma tecnologia tripla de detecção de imagem da Sony, o auto-foco híbrido preditivo e a funcionalidade de destaque do Xperia XZ Premium: vídeo de 960fps Super slow-motion. Destaca-se também a estabilização constante de cinco eixos que promete uma gravação estável de fotos e vídeos. Em paralelo, pode capturar vídeo 4K em ambos os dispositivos.

Mas a razão pela qual podem vir a estar interessados na câmara Magic Eye não são as especificações de hardware. Na realidade, é o que a Sony consegue fazer com elas. A aplicação Magic Eye permite analisar o rosto ou a cabeça dos utilizadores e, posteriormente, transformá-los em 3D. A partir daqui, existem várias opções à escolha do utilizador, incluindo a criação de papéis de parede personalizados, um efeito de Realidade Aumentada, jogos e impressão em 3D.

Já os jogadores vão poder digitalizar a face e partilharem-na na conta PlayStation para criarem um avatar original. Para os mais interessados no mundo físico, a Sony está a estabelecer parcerias com empresas de impressão 3D para a criação de uma cópia física.

Importa ainda destacar o modo de captura preditiva da Sony que tenta capturar movimentos inesperados, como o sorriso da criança, que todos os pais sabem, pode ser um pesadelo para fotografar.

Diferentes tamanhos

O Xperia XZ1 vem com um ecrã Full HDR de 5,2 polegadas que a Sony afirma oferecer um brilho até 700 nits. A Sony afirma que vai suportar a transmissão de conteúdos HDR diretamente a partir do YouTube, Netflix e Amazon Prime Video. A câmara frontal de 13MP tem um sensor Exmor RS de 1 / 3.06 com uma distância focal de 22mm que oferece um campo de visão de 90°.

Existem também 64 GB de armazenamento, opções de SIM único e duplo, LTE Cat 16 com Gigabit LTE e 4 × 4 MIMO e Bluetooth 5.0. Este equipamento possui 7,4 mm de espessura, pesa 155 gramas e tem uma bateria de 2.700 mAh que a Sony diz que deve durar mais de um dia, graças ao modo Stamina.

Tal como aconteceu nos anos anteriores, ambos os dispositivos partilham algumas especificações semelhantes que incluem o mais recente processador Snapdragon 835, 4GB de RAM, DLNA, Bluetooth 5.0, IP68 e resistência à poeira. Destaca-se também o armazenamento expansível e o vidro Gorilla Glass 5. Nos mercados globais, ambos os dispositivos vêm com um sensor de impressões digitais embutido.

Ja o Xperia XZ1 Compact vem com um ecrã de 4.6 polegadas e resolução 720p que disponibiliza um brilho até 600 nits.

É alimentado pelo processador Snapdragon 835 com 4GB de memória e vem com 32GB de armazenamento. A bateria é de 2700 mAh.

Aposta no Áudio

O áudio é uma característica chave em ambos os dispositivos que vêm com altifalantes S Force Surround voltados para a frente que trabalham com um novo amplificador inteligente. Ambos os dispositivos suportam áudio de alta resolução e vêm com suporte para DSEE HX, LDAC e ainda AptX-HD.

 

Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião