A Sony é uma fabricante no mundo dos smartphones, que por várias razões, não tem conseguido encontrar o seu espaço. O que nos últimos tempos, fez com que a gigante Japonesa começasse a “experimentar” com novos designs e novas tecnologia.
Pois bem, no meio de todas estas invenções, temos agora o Xperia Pro-I, que é inegavelmente uma câmera fotográfica primeiro, e um smartphone em segundo lugar.
Sony Xperia Pro-I é uma câmera com um telemóvel agarrado
Portanto, este lançamento da Sony acaba por ser bastante curioso, porque parece ter acontecido numa altura em que os reviewers estavam a tentar perceber qual era a melhor câmera fotográfica do mercado de smartphones, se o S21 Ultra, o Pixel 6 Pro, ou o iPhone 13 Pro Max. Pois bem, parece que a Sony se quer meter no meio, com uma aposta muito interessante, mas acima de tudo poderosa.
Curiosamente, a aposta começa logo pelo nome, com o ‘I’ de Xperia Pro-I a significar “Imaging”. Ou seja, uma ligação à muito popular gama de câmeras mirrorless Alpha, da própria marca. Isto indica imediatamente, que com este telemóvel, a Sony foi buscar todo o seu know-how no mundo fotográfico, e ainda bem.
Entretanto, em termos de hardware utilizado, temos aqui o Exmor RS com AF, que também dá vida à câmera RX100 VII da Sony, muito popular entre vloggers e turistas mais sérios na fotografia.
Um sensor de uma polegada, que entre muitas outras coisas, traz uma performance brutal em ambientes com pouca iluminação. É um sensor capaz de oferecer 20MP, mas no Xperia Pro-I, temos uma implementação que apenas usa parte do sensor, ou seja, a captura vai resultar em imagens de 12MP.
Este é o sensor principal, mas o Sony Xperia Pro-I tem um total de três câmeras de 12MP na traseira do aparelho, bem como um outro sensor de 8MP na frente. 12MP não é pouco?
Parece que sim, mas cada pixel do sensor é agora maior (2.4µm), sendo assim capaz de capturar mais detalhe. A Sony não quer entrar numa corrida aos megapixéis, muito menos se esta significar meter em causa a qualidade fotográfica dos seus aparelhos.
Para completar o ‘pacote’, o Xperia Pro-I inclui o mesmo processador de imagem (BIONZ X) que podemos encontrar na Sony A9. O que aparentemente, significa um smartphone super rápido no autofoco, e rastreamento do olho humano, tanto em foto como em vídeo. Além disto, é também o primeiro smartphone do mercado a conseguir gravar 4K a 120fps.
Então… e a parte do Smartphone?
Como smartphone, o Xperia Pro-I também é extremamente competente, ao contar com um SoC Qualcomm Snapdragon 888, um ecrã OLED de 6.5” (21:9 3840×1644) capaz de chegar aos 120Hz. Além disto, temos ainda 12GB de RAM, 512GB de armazenamento interno, uma bateria de 4500mAh, conectividade 5G, e claro, possibilidade de expandir o armazenamento com um slot microSDXC.
Preço e Disponibilidade
Infelizmente, juntar uma câmera a um smartphone é tudo menos barato, por isso, o Xperia Pro-I vai custar 1800$. Com disponibilidade, em loja, esperada para o próximo mês de Dezembro.