Caso não se lembre, no passado, já vimos uma PSP a ser capaz de jogar jogos PS1, e também uma PS3 a ser capaz de jogar jogos PS1 e PS2. Por alguma razão, depois destas gerações de consolas, o foco da Sony na retrocompatibilidade perdeu-se, o que por sua vez também fez com que vários jogos incríveis caissem no esquecimento.
Mas calma, ao que tudo indica, há planos para mudar o rumo das coisas.
Sony quer PS5 a jogar jogos PS1, PS2 e PS3. Em breve!
Portanto, enquanto a Nintendo fez das tripas coração para combater a emulação ilegal, ao processar a equipa responsável pelo emulador Yuzu, a Sony optou por uma estratégia mais colaborativa, ao se unir à Implicit Conversions, de forma a revitalizar muitos dos jogos clássicos PS1, PS2 e PS3, na sua PlayStation 5, tudo isto através do motor de emulação Syrup.
Curiosamente, esta parceria não tem apenas como objetivo a emulação pura e dura de jogos na PS5, mas também garantir que tudo é feito de forma legal. Ou seja, a Implicit Conversions não se limita apenas a emular o hardware antigo; a empresa também enfrenta os desafios legais e técnicos envolvidos.
Um excelente esforço, para o resgate de jogos que foram esquecidos ou perdidos devido a questões legais, de software, ou de hardware.
Aliás, se tudo correr bem, todos os planos vão resultar num futuro onde a emulação pode ser tão acessível. E até generalizada quanto o uso de plataformas como Game Maker, Unity e Unreal para o desenvolvimento de jogos.
Entretanto, ainda não sabemos muito bem como a emulação poderá chegar à PS5 e futuras consolas da Sony. Ainda assim, é muito bom saber que existem planos. Ou melhor, que vamos ter resultados dentro de muito em breve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!