PlayStation

A Sony está neste momento super focada na sua consola de nova geração, a PlayStation 5. No entanto, antes de saltarmos de cabeça para o que vem a seguir, é sempre importante pensar no que está no mercado há quase 6 anos, percebendo afinal o que correu bem e o que tem de ser corrigido para o próximo lançamento que deverá acontecer no último trimestre de 2020.

Afinal de contas, enquanto as rivais da Sony vão ser exatamente as mesmas no mercado tradicional (Nintendo e Microsoft). Existe uma nuvem (Cloud… Perceberam? ahah) de dúvida sobre o que irá acontece no futuro do mundo dos videojogos.

Por isso, a Sony vai ter realmente de ter cuidado na sua estratégia, de forma a conseguir continuar com o ímpeto que tem tido até aqui. Afinal de contas, uma repetição do que aconteceu com a PS3 é sem qualquer dúvida, “a morte do artista”.



Sony PlayStation 4 – A campeã da atual geração está quase a fazer 6 anos!

PS4

  1. O Hardware da consola

Em boa verdade, a PlayStation 4 corrigiu muitos dos defeitos da PS3! Não só chegou ao mercado com um build muito menos complexa, ficando a AMD responsável pelo SoC em que a consola se baseia. Como também existiu um foco na temperatura do sistema, para não fazer tanto barulho na refrigeração, e também no consumo de energia, que era simplesmente um abuso nas primeiras PS3.

Além disto, a Sony também conseguiu lançar uma consola significativamente mais poderosa que a Xbox One. O que por sua vez, em conjunto com os sucessivos tiros no pé da Microsoft, resultou em vários dos fãs que tinham abandonado a PS3 pela Xbox 360… Fizessem o caminho inverso.

Curiosamente, tivemos também o lançamento da PS4 Pro, que sem dúvida foi algo de novo no mercado de consolas. Afinal de contas, o mercado já conhecia bem a estratégia de lançar uma consola ‘Slim’ mais barata, mais pequena, mais leve, etc… Mas um modelo mais poderoso a meio do ciclo de vida da consola original? Foi algo que muitos criticaram! Talvez por ser uma novidade, e separar a ‘user base’. Ainda assim, a PS4 Pro foi um sucesso, e provavelmente algo que se irá repetir muito mais vezes no futuro.

Não nos podemos esquecer do PlayStation VR!

A primeira experiência de Realidade Virtual da Sony foi também ela um sucesso! Obviamente que não chegou nem de perto nem de longe aos 100M de unidades vendidas da PS4. Mas este ‘capacete’ é ainda hoje a maneira mais barata que um singelo ‘Gamer’ tem para entrar neste mundo cheio de possibilidades.

2. Funcionalidades da PlayStation 4

Quando a consola foi lançada, a Sony disse desde logo que iria existir um grande foco nas potencialidades sociais da consola. Com a hipótese de fazer live-streaming dentro do próprio sistema operativo do aparelho.

E claro, também com a possibilidade de partilhar pequenos vídeos e ou imagens capturadas com o botão share diretamente para as redes sociais. É possível também criar ‘Comunidades’ para discutir certos temas. Um ‘must’ na era das redes sociais.

Além disto, também houve um redesign da interface em relação ao que era possível encontrar na PS3. Bem como a adição de várias opções de acessibilidade, que melhoram a qualidade de vida de qualquer utilizador.

A PlayStation Network

A PSN tem sido imensamente criticada desde que a PS4 foi lançada. Os jogos oferecidos com a subscrição ‘Plus’ são quase sempre uns furos abaixo do desejado.(Algo que melhorou imensamente em 2019)

Aliás, se for ao canal do YouTube da PlayStation, irá reparar que a barra de ‘Likes/Dislikes’ dos vídeos de apresentação dos jogos oferecidos, tende sempre para o Dislike.

Ainda assim, contínua a ser um serviço que sofre imensamente com manutenções e ‘down time’. Assim, esperemos que seja algo que a Sony melhore muito com a PlayStation 5.

3. Os jogos da PlayStation 4

PlayStation

A PlayStation 4 ganhou a geração, não só devido aos erros da Microsoft… Nada disso!

O número de jogos exclusivos com qualidade acima da média, é gritante! Isto já para não falar dos MVP’s, como God of War, Horizon Zero Dawn, Uncharted 4, Spider-Man, etc…

A Retro-Compatibilidade é ainda um ponto negativo!

Apesar da biblioteca de jogos da consola ser simplesmente brutal. Existe um ponto muito negativo na PS4… A falta de retro-compatibilidade com os jogos das restantes consolas PlayStation.

Ok, até posso perceber que emular a PS3 seja muito difícil devido ao processador Cell utilizado. Mas não existe qualquer desculpa para que não seja possível meter um jogo da PS1 ou PS2 na consola, e jogá-lo sem qualquer problema.

É uma funcionalidade presente na Xbox One, e na minha opinião, é um autêntico must! O serviço PlayStation Now é uma tentativa de resolver este problema, mas é uma subscrição paga… Porquê que vou pagar para jogar um jogo que já tenho na minha estante? Esperemos que seja algo a melhorar na PS5. (Os jogos PS4 vão ser compatíveis com a PS5, os restantes são ainda uma incógnita)

4. Como é que a Sony lidou com os problemas da PS4, e como é que vai melhorar no futuro?

ps5

No início, quando a PS4 chegou ao mercado, a Sony era super comunicativa! Aliás, caso ainda se lembre, até gozou forte e feio com o anúncio da Xbox One quando esta foi revelada ao público. Os responsáveis pelo departamento de comunicação até interagiam com os fãs no Twitter.

No entanto, nestes quase 6 anos, muitas das figuras responsáveis pela PlayStation 4 abandonaram a empresa. O que não é necessariamente mau, visto que os substitutos até têm mostrado bons atributos. Mas é algo que precisamos de ver com um olhar atento, com o lançamento da PS5.

Curiosamente, tivemos o problema com o ‘Cross-Play’ muito recentemente! Em que caso não saiba, a Sony não permitia que os seus jogadores jogassem o mesmo jogo, com os jogadores que tivessem um Xbox One ou Nintendo Switch. (Ou claro está, jogassem num PC, Android ou aparelho iOS)

Uma mentalidade um pouco fechada, que infelizmente não vai de encontro ao perfil comunicativo de 2013. É verdade que a postura da empresa quanto a este assunto mudou, mas foi apenas devido a toda a polémica que se gerou. O que acaba por não ser muito positivo para quem está prestes a gastar as suas poupanças numa PS5.

5. Conclusão: Qual é a nota da PlayStation 4, se formos avaliar estes quase 6 anos?

PS5

Em suma, é fácil chegar à conclusão que a Sony fez um trabalho muito melhor com a PS4, em relação ao que foi feito com a PS3. Prova disso é a maneira como a atual consola dominou o mercado.

Dito isto, é verdade que a PlayStation Network ainda tem muito que melhorar. Mas se as recentes atualizações mostram alguma coisa, é que a Sony continua atenta ao que os jogadores realmente querem

E assim, se o foco continuar a ser os jogos, e claro… Os jogadores, a empresa continua no bom caminho para o sucesso.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.