A Qualcomm não teve o sucesso que provavelmente gostaria no mundo dos portáteis Windows. Mas, a aposta ainda vai muito no seu início, e ao que tudo indica, o próximo lançamento topo-de-gama vai mudar o jogo.
Snapdragon X2 Elite com 18 núcleos e… 64GB de RAM!
Portanto, a Qualcomm continua a puxar pelos limites no mundo dos portáteis Windows, e de facto, os rumores à volta do Snapdragon X2 Elite mostram bem a ambição da empresa neste mercado.
Ou seja, depois do sucesso (relativo) do Snapdragon X Elite, tudo indica que o próximo chip vai mesmo apostar numa configuração absurda. Estamos a falar de 18 núcleos e 64GB de memória RAM.
Ainda nada está confirmado, mas tudo indica que é para “matar”.
64GB de RAM num chip ARM? Parece que sim!
Segundo Roland Quandt, a Qualcomm está a testar o Snapdragon X2 Elite com 64GB de RAM, o que representaria um salto muito significativo face ao X Elite atual.
Além disso, este novo SoC, identificado como SC8480XP, deverá ser o primeiro da marca com 18 núcleos, provavelmente com foco nos segmentos mais exigentes, como produtividade avançada, criação de conteúdo e IA local.
Claro que ainda não há confirmação se esta configuração será exclusiva da versão topo de gama, mas o rumor é claro: este chip quer competir com o que de melhor há no mundo x86. Ou seja, estamos a falar de bater-se com Intel Core Ultra e AMD Ryzen de nova geração em máquinas Windows.
Tudo integrado para performance máxima?
Além dos 64GB de RAM, é importante falar do SiP, ou seja, do facto de este chip ser um System-in-Package. Vai estar tudo dentro do processador, o CPU, a RAM e até o SSD. Esta abordagem deverá trazer ganhos importantes em eficiência térmica e performance, mas levanta um problema óbvio: não há como fazer upgrades.
O que compras é o que tens, ponto final.
Quando é que vamos saber mais?
A próxima grande oportunidade será o Snapdragon Summit, já marcado para 23 de setembro. Para já, a Qualcomm confirmou apenas que vai apresentar o Snapdragon 8 Elite Gen 2, mas não há garantias de que o X2 Elite vá subir ao palco.
Ainda assim, o timing faz sentido, e tudo aponta para uma aposta reforçada da marca nos portáteis ARM com Windows.
Se este chip se confirmar com estas especificações e com um bom suporte a nível de software e compatibilidade, podemos estar a assistir ao início de uma nova era nos portáteis Windows. Resta saber se os fabricantes vão acompanhar o embalo, ou se a Qualcomm não está a saber fazer as coisas para se destacar da concorrência.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!