Num mundo em que a performance tem de andar de mão dada com a eficiência, é muito provável que o domínio do mundo dos processadores comece a escapar das mãos da Intel e AMD, para começar a cair aos poucos nas mãos da Apple, Qualcomm, Samsung e MediaTek.
Aliás, basta olhar para o sucesso dos portáteis da Apple, para perceber que os consumidores não têm qualquer problema em abrir mão das fabricantes que sempre os acompanharam, de forma a testar algo novo e inovador.
Pois bem, depois do sucesso da Apple, está na hora de dar as boas vindas à Qualcomm com um processador muito parecido aos que podemos encontrar nos smartphones mais poderosos do mercado, mas mais pensado para o lado dos computadores a sério.
Snapdragon X: Este processador não é para smartphones!
Portanto, ao que tudo indica, o primeiro processador de alta performance da Qualcomm para o mundo dos computadores tem o nome de Snapdragon X Elite. Este vai ser o primeiro processador a implementar núcleos de processamento Oryon, que caso não saiba, foram desenvolvidos para ir contra aquilo que a Apple desenvolveu na sua gama de processadores M.
Dito isto, segundo o que já veio a público, esta nova aposta da Qualcomm vai ser capaz de oferecer um nível de performance capaz de duplicar aquilo a que estamos habituados no mundo x86 dominado pela AMD e Intel. O que parece ser uma promessa exagerada, mas aparentemente possível.
Afinal, segundo a lista de especificações, todos os 12 núcleos do CPU são focados na alta-performance. Entretanto, como se isto não bastasse, temos também acesso à memória mais rápida do mercado. Armazenamento mais poderoso, e pelos vistos, também um GPU extremamente capaz.
Além de tudo isto, a memória RAM (LPDDR5X) consegue oferecer uma largura de banda de mais ou menos 136GB/s. O NPU chega aos 45 TOPS. Com o GPU a ser capaz de oferecer 4.6 TFLOPS de poderio computacional. Curiosamente, também vai ter um modem 5G integrado.
Na parte do IA (onde temos de incluir o NPU), é esperado encontrar 13 mil milhões de parâmetros no SoC.
Vamos saber mais novidades no dia 24 de Outubro! Altura em que a Qualcomm também deverá lançar o novo Snapdragon 8 Gen3. O SoC que deverá servir de base para a grande maioria dos smarpthones Android de topo para o ano de 2024.